Fale com a gente

Marechal

Clubes de Rotary de Marechal apoiam Campanha Nacional de Multivacinação

Publicado

em

Divulgação

O Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação realizada no sábado (24) em todo o país teve reforço em Marechal Cândido Rondon.

Os rotarianos dos Clubes rondonenses organizaram uma passeata com um caminhão por seis bairros da cidade, com personagens como o Zé Gotinha, Maria Gotinha e alguns super-heróis, com o intuito de chamar atenção dos pais e crianças para a vacinação.

Devem comparecer aos postos crianças de até cinco anos de idade ou entre nove e 15 anos para identificação de vacinas em atraso e atualização. As doses da campanha são para a prevenção de 14 doenças: Hepatite A, VIP, Meningocócica C, Rotavírus, HPV, Pneumo 10, Febre amarela, Varicela, Pentavalente, Tetraviral, Dupla adulto, DTP, Tríplice viral e VOP (poliomielite).

Odonis de Coelho, pai de Gustavo, foi com a esposa levar o filho para vacinação impulsionado pela ação do Rotary que chamou atenção. Realmente viemos pela campanha do Rotary que nos motivou a trazer ele logo e não esperar mais. A vacina é muito importante e temos consciência de que é para o bem das crianças, então aproveitamos o Dia D e pronto. Quanto antes, melhor, declara.

Moradora do centro, Maria Neilde, trouxe a filha para vacinação no Dia D. Minha intenção é deixar a carteirinha atualizada e sem pendências, além do mais importante que é pensar no bem estar dela e já se prevenir dessas doenças.

O presidente do Clube Guarani, Márcio Rejala, salienta que uma das principais bandeiras do Rotary é a erradicação da poliomielite no mundo e ajudar a propagar uma campanha de vacinação contra essa e outras doenças é parte do trabalho.

Servir a humanidade é o lema rotário deste ano e é o que procuramos fazer no nosso dia a dia. A campanha é para que haja um controle mais efetivo sobre as vacinas com o objetivo de combater várias doenças, então nosso papel como clube de serviço é ajudar a divulgar a importância de ter em dia a carteirinha de vacinação e com isso nos prevenir e imunizar a todos. Além de reduzir os índices de abandono à vacinação o que ocorre principalmente entre adolescentes.

Rejala acredita que a participação da família rotária torna a ação menos dolorosa para os pequenos. Tentamos desenvolver o trabalho da melhor forma, visitando os postos de vacinação do município e levando um pouco de distração com os personagens infantis. As crianças ficaram encantadas com a presença deles. Temos certeza que foi útil a nossa participação.

A secretária de saúde, Vera Lucia Karking Drehmer, afirma que a participação do Rotary foi de grande auxílio. Ficamos muito contentes com a participação dos Clubes de Rotary para atrair e animar a campanha, com certeza ajudou muito na animação do dia e a lembrar os pais que devem atualizar a vacinação dos seus filhos.

Vera também explica que a campanha de atualização é uma convocação obrigatória aos responsáveis para prevenção de doenças futuras e ainda conta que Rondon normalmente atende as expectativas com índices satisfatórios de envolvimento.

O Ministério da Saúde espera a redução das doenças imunopreveníveis e a diminuição do abandono à vacinação com a campanha de Multivacinação, que segue até sexta-feira (30).

Copyright © 2017 O Presente