Fale com a gente

Marechal Possível acordo

Copagril e Lar estudam intercooperação para unidade de aves e fábrica de rações

Publicado

em

Em atuação desde 2005, unidade industrial de aves em Marechal Rondon pode ser vendida parcial ou totalmente: em torno de 170 mil aves são abatidas diariamente no local (Fotos: Arquivo/OP)

Gerou grande expectativa em Marechal Cândido Rondon e região Oeste do Paraná durante o dia de ontem (23) a informação de que a Lar Cooperativa Agroindustrial, da cidade de Medianeira, e a Copagril, cooperativa com sede em Marechal Cândido Rondon, estariam prestes a alinhar um acordo de intercooperação para trabalhar em conjunto na unidade industrial de aves, instalada no município rondonense, e na fábrica de rações de Entre Rios do Oeste.

Embora as informações da Copagril apontem para um projeto de intercooperação, por meio do qual as empresas trabalham em conjunto, informações extraoficiais de terceiros dão conta de que na Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada ontem à tarde a Copagril teria sido autorizada por seus associados a vender a unidade industrial de aves e a fábrica de rações para a Lar. Os valores e as condições do possível acordo não foram revelados devido a uma espécie de contrato de confidencialidade envolvendo as partes.

A cooperativa rondonense informa apenas o estudo do projeto de intercooperação entre as empresas, sem citar maiores detalhes, e se limita a dizer que uma nota será divulgada em breve pela diretoria da Copagril.

Inaugurada em janeiro de 2005, a unidade industrial de aves instalada em Marechal Rondon abate cerca de 170 mil aves ao dia. Até o início do mês de abril haviam sido abatidas em torno de 513 milhões de aves no decorrer dos 15 anos. Já a fábrica de rações foi inaugurada no ano de 2007 em Entre Rios do Oeste para completar o projeto avícola da Copagril. A produção é estimada em 18 mil toneladas de ração ao mês.

 

Fábrica de rações em Entre Rios do Oeste, que produz cerca de 18 mil toneladas ao mês, também está envolvida nas negociações

 

APROVADO PELA MAIORIA

Na manhã de ontem foi realizada AGE da Lar, em Medianeira. Entre os assuntos constavam o aval para compra definitiva da planta industrial de Rolândia e também a autorização para firmar uma intercooperação com outra cooperativa da região Oeste do Paraná. Também foi confirmada a inauguração de um complexo industrial em Caarapó, no Mato Grosso do Sul, em cerimônia agendada para sábado (28).

Em relação ao projeto de parceria, especula-se que o mesmo estaria ligado à aquisição parcial ou total da unidade industrial de aves da Copagril, instalada em Marechal Rondon, bem como a fábrica de rações na cidade de Entre Rios do Oeste.

Em entrevista à imprensa regional, o presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues, destacou que o projeto de intercooperação foi aprovado pela ampla maioria dos associados. “O segundo assunto é a intercooperação de se houver oportunidade estarmos abertos a estudar o assunto com outra cooperativa. Foi aprovado por maioria absoluta. A Lar está preparada, se precisar fazer intercooperação com outra cooperativa, inclusive com aquisição de imobilizado”, frisou sem confirmar o nome da cooperativa.

“Sempre existe algum projeto em estudo e agora, eu diria, de forma mais aprofundada, existe um estudo em andamento e nós esperamos que se concretize porque a outra cooperativa também tem que aprovar em assembleia. Só daí nós estaríamos em condições de divulgar porque existem nesses negócios sempre um contrato de confidencialidade. Enquanto ele não está organizado sobre valor, condições de pagamento e como vai funcionar, nenhuma das partes pode falar. Estamos nele, mas tão logo estiver claro e as bases da intercooperação que envolve uma aquisição de ativos estiver pronta, nós estaremos em condições de divulgar”, menciona Rodrigues.

 

Presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues: “Sempre existe algum projeto em estudo e agora, eu diria, de forma mais aprofundada. Estamos nele, mas tão logo estiver claro e as bases da intercooperação que envolve uma aquisição de ativos estiver pronta, nós estaremos em condições de divulgar” (Foto: Reprodução/Costa Oeste News)

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente