Fale com a gente

Marechal 12ª Semana de Segurança

Copel faz campanha de prevenção de acidentes; Marechal Rondon tem programação

Publicado

em

A 12ª Semana Nacional de Segurança com a Energia Elétrica inicia nesta segunda-feira (05) e termina na sexta-feira (09) (Foto: Copel/Divulgação)

 

Voluntários da Copel em todo o Paraná vão às ruas nesta semana para disseminar orientações sobre o uso seguro da energia elétrica. A 12ª Semana Nacional de Segurança com a Energia Elétrica iniciou ontem (05) e termina sexta-feira (09) e reúne ações de empresas de todo o país, sob a coordenação da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee).

Com o slogan “É aí que mora o perigo”, a campanha tem por objetivo prevenir no Brasil os acidentes com choque elétrico, atuando em seis frentes principais: construção civil, área rural, poda de árvores, instalação de antenas, furto de energia e cuidado com as pipas. A seleção dos temas é guiada pela estatística dos acidentes mais frequentes em diferentes regiões do país.

 

Programação em Marechal Cândido Rondon

Em Marechal Cândido Rondon os técnicos da Copel irão visitar, ao longo da semana, canteiros de obras da cidade para realizar mini palestras de orientação aos trabalhadores da construção civil, além de prestar informações aos produtores rurais e à comunidade em geral sobre a prevenção de acidentes.

Mais detalhes sobre a programação podem ser obtidos diretamente na agência da Copel local, pelos telefones: (45) 3254 2931 ou (45) 9 8802-3805.

 

Redução de casos

O amplo trabalho de conscientização tem mostrado bons resultados, traduzidos na queda do número de acidentes entre a população brasileira envolvendo a rede de energia, nos últimos anos. Dados da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) revelam que desde que começou a fazer a campanha, em 2006, houve uma queda anual de 16% nos acidentes, totalizando uma média de 838 acidentes por ano. Neste mesmo período, a média anual de mortes totais também caiu 14%, totalizando 293 mortes/ano, isto representa que foram evitadas 47 mortes/ano.

No Paraná, foram registrados 41 acidentes com a rede elétrica em 2017. Em 2018, até agora, foram 25 ocorrências, sendo sete na construção civil, cinco na área rural, três em serviços, e dois em podas de árvores.

 

Levar orientação

Para fazer com que a orientação chegue à comunidade, voluntários visitarão canteiros de obras, cooperativas, lojas de matérias de construção e maquinários agrícolas, escolas e locais públicos com grande circulação de pessoas. A mensagem contida nas cartilhas e folhetos será reforçada também através de emissoras de rádio nas redes sociais.

 

Confira as principais dicas da campanha

Construção ou Manutenção Predial – ao construir ou reformar, mantenha uma distância segura da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arames. Consulte sempre um profissional capacitado para este tipo de serviço ou a sua distribuidora.

  • Áreas rurais: cuidado ao operar tratores e maquinários altos perto da rede elétrica ou próximo aos fios laterais que sustentam o poste. As cercas devem ser aterradas e seccionadas; para eletrificação da cerca, é necessário utilizar aparelhos próprios para isto e sinalizar a cada 100 metros.
  • Antena de TV: ao instalar ou consertar antenas, cuidado com a rede elétrica. Escolha um lugar afastado dos fios, observando quando o tempo estiver bom, sem chuva. Caso a antena caia na fiação, nunca tente segurá-la ou recuperá-la.
  • Poda de árvores: nunca faça poda de árvores que estiverem próximas ou em contato com as redes elétricas. Entre em contanto com a prefeitura de sua cidade e solicite o serviço. A poda de árvores é um serviço que deve ser realizado somente por profissionais preparados e qualificados.
  • Pipas: sempre empine pipas em locais abertos e afastados da rede elétrica. Jamais use fios metálicos ou cerol, e caso a pipa fique presa, não tente resgatá-la. Estas orientações devem ser reforçadas junto às crianças.
  • Ligação Clandestina (Gato): ligações da rede elétrica, somente pelo eletricista de sua distribuidora de energia. Furtar energia é muito perigoso. Além de ser um crime, provoca acidentes e coloca vidas em risco.

 

Com ANPr e agências

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente