Fale com a gente

Marechal Covid-19

Escolas da rede municipal de Marechal Rondon podem passar por testagem em massa

Publicado

em

Secretário de Educação, Fernando Volpato: “Precisamos nos adequar ao cotidiano da Saúde para que, conforme as suas possibilidades, os testes possam ser realizados nas instituições escolares” (Foto: Divulgação)

Ao contrário de informações que circularam nesta semana de que mais uma instituição de ensino em Marechal Cândido Rondon seria “fechada” em decorrência de casos de Covid-19, o secretário municipal de Educação, Fernando Volpato, afirma que “não há previsão de fechamento da escola”.

Ao O Presente, ele esclarece que a Escola Municipal 25 de Julho, localizada no Jardim Primavera, teve apenas um fechamento parcial. “Havia dois funcionários suspeitos na instituição que testaram negativo ontem (quarta-feira, 26). No educandário há somente o fechamento de uma sala de aula por dez dias, por ser uma turma 100% presencial e a professora regente ter testado positivo ao coronavírus”, expôs.

As aulas na rede municipal de ensino iniciaram no dia 05 de abril, completando hoje (28) 53 dias corridos de atividade na modalidade híbrida. Até o momento, alguns educandários tiveram as aulas suspensas em decorrência da transmissão intraescolar da Covid-19 e outros fecharam apenas turmas específicas com atividades presenciais.

 

REDE MUNICIPAL

No Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Pequeno Polegar, no Bairro Botafogo, as aulas presenciais retornaram na quarta-feira (26) e na Escola Julia Wanderley, no distrito de Novo Horizonte, as atividades presenciais voltam na segunda-feira (31). Ambas as instituições suspenderam as atividades presenciais por dez dias em virtude de casos de coronavírus registrados neste mês.

“Na Escola Julia Wanderley os casos positivos cessaram hoje (ontem, 27), então não há mais casos ativos lá. Por outro lado, uma funcionária segue internada, mesmo tendo passado do período de isolamento. No Cmei Pequeno Polegar, há casos ativos ainda em isolamento e duas professoras estão internadas em Assis Chateaubriand”, detalha Volpato.

 

TESTAGEM EM MASSA

Uma das estratégias para garantir o retorno seguro às salas de aula é a testagem em massa nas escolas que tiveram casos de Covid-19 positivados. “Na Escola Waldomiro Liessen e no Cmei Pequeno Polegar houve a testagem em massa, realizada pela Secretaria de Saúde. Na Escola Julia Wanderley ainda vai acontecer”, menciona o secretário, acrescentando: “Todos os funcionários e professores que não tinham realizado o exame antes foram testados. As escolas fechadas foram as primeiras a ter o teste em massa devido ao surto registrado. Caso outras instituições necessitem ser fechadas também passarão pelos testes”.

 

CONDIÇÕES

O dirigente da pasta informa que a testagem em massa depende da disponibilidade da Secretaria de Saúde em agendar os testes nas escolas, conforme o cronograma estabelecido pela pasta.

Um dos desejos das secretarias municipais de Saúde e de Educação é a testagem de todas as escolas. “Para isso acontecer é preciso que a Secretaria de Saúde tenha condições de atender a demanda, conforme a sua disponibilidade de tempo e pessoal”, salienta Volpato.

Ele acrescenta que a possibilidade está sento avaliada considerando os demais atendimentos da pasta. “A demanda da Saúde é muito grande em todas as áreas, especialmente no atendimento dos postos e Unidade de Pronto Atendimento (UPA), além da vacinação da gripe e da Covid-19, testes de coronavírus para a população e outros casos que acontecem no dia a dia. Então, precisamos nos adequar ao cotidiano da Saúde para que, conforme as suas possibilidades, os testes possam ser realizados nas instituições escolares”, conclui.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente