Fale com a gente

Marechal

Expomar, uma vitrine do potencial rondonense

Publicado

em

As 162 empresas que participam da 37º Feira da Indústria, Comércio, Prestação de Serviços e Máquinas Agrícolas (Expomar) têm até as 17 horas de hoje (21) para ultimar a organização dos estandes e espaços que até a próxima terça-feira (25) receberão o público visitante da Expo Rondon 2017, no Parque de Exposições Alvaro Dias. Ao todo, são 250 estandes comercializados pela Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon

(Acimacar) – responsável pela organização da Expomar – que são preparados por empresários para fechar e prospectar negócios em diversos ramos do varejo e da prestação de serviços.

“Ficamos muito animados com o número de empresas participantes da Expomar neste ano porque, apesar das desistências eventuais que são preenchidas por outros empresários que estão na fila para participar do evento, sabemos que essas empresas são as que querem investir mais”, declara o presidente da Acimacar, Gerson Froehner.

Ele afirma que entre uma e outra edição do evento é natural acontecer uma “reciclagem” de empresas participantes, no entanto, aquelas que permanecem clientes fiéis da Expomar e a cada ano trazem novidades para a feira, investindo cada vez mais em seus estandes, mostram os sinais de recuperação do mercado. “Há casos de expositores que estão cumprindo contratos de negócios fechados na feira do ano passado. No Núcleo de Moveleiros, por exemplo, há clientes que hoje pedem orçamento de fotos tiradas na feira de cinco anos atrás”, revela. “Isso mostra que o objetivo da Acimacar com a Expomar está sendo cumprido. As empresas estão mantendo seus clientes por meio desta vitrine. Algumas pessoas de Marechal Rondon não têm ideia do potencial e da qualidade das empresas que estão na cidade, por isso considero que a Expomar é um investimento de marketing e não necessariamente para fechar negócios durante os dias da feira”, complementa Froehner.

Neste ano, 55% dos espaços foram preenchidos por empresas sediadas em Marechal Cândido Rondon. A maior parte do varejo está localizada dentro do Centro de Eventos Werner Wanderer, que oferece produtos e serviços em ramos como confecções, calçados, acessórios, móveis, agências de viagem, escolas de idiomas, cooperativas de crédito, entre outros. Na parte externa encontram-se as empresas do ramo de veículos leves e pesados, ferramentas e maquinário agrícola.

 

Negócios

Apesar de a maioria dos negócios serem apenas prospectados, ou seja, o cliente apenas iniciar a transação com empresa e a compra final de bens com maior valor agregado acontecer no restante do ano, o presidente da Acimacar lembra que há empresas que fecham diversos negócios durante a feira, especialmente do ramo alimentício, vestuário e acessórios. “Em 2016 fechamos a Expomar com R$ 6.650 milhões comercializados. Com a expectativa de que o clima estará mais agradável e não tão frio no fim de semana e levando em conta toda a programação da Expo Rondon, podemos chegar a pelo menos R$ 7,5 milhões em volume de comercialização neste ano”, vislumbra.

A expectativa de Froehner é embasada também nas peculiaridades de Marechal Rondon, especialmente no agronegócio. “Temos um diferencial econômico pela grande diversidade na agricultura que permite a boa rentabilidade dos produtores. Sabemos, por meio das cooperativas da nossa cidade, que os agricultores estão capitalizados, então especialmente na parte de maquinário agrícola a Expomar é uma boa oportunidade para que eles invistam em tecnologia e produzam mais”, diz. 

 

Novidades

Dois mil e dezessete é o segundo ano que a Acimacar comanda a organização da Praça de Alimentação e do Comércio Popular, que ficam na parte externa do Parque de Exposições Alvaro Dias.

Os dois espaços estão em nova localização. “A Praça de Alimentação saiu da frente do Restaurante Alemão e foi para a Arena de Shows do ano passado, onde antigamente acontecia a exposição de suínos. Já o Comércio Popular saiu da rua em frente ao Ginásio Ney Braga e ficará ao lado da Praça de Alimentação, onde antigamente estava a quadra rebaixada”, explica Froehner.

A intenção com as mudanças é tornar o espaço mais um diferencial da Expo Rondon. Conforme o presidente da Acimacar, o antigo espaço da Praça de Alimentação gerava reclamações constantes por ser em pedras britas. “Em parceria com a prefeitura, investimos um pouco mais neste novo ambiente para que seja uma estrutura definitiva para os próximos anos, com piso, telhado, um ambiente fechado e com conforto para quem frequentar”, descreve. Ao todo, serão 16 empresas com diversas opções entre lanches, porções, espetinhos, pizzas e doces.

Por meio de uma parceria firmada com o Sicoob, que patrocinará o espaço, todas as noites também haverá música ao vivo no local. “Será um ambiente confortável e bastante agradável para o público”, informa.

O Comércio Popular que estará ao lado da nova Praça de Alimentação contará com 14 tendas e oferecerá, como todos os anos, produtos artesanais, brinquedos, bijuterias, confecções, entre outros.

 

Expopecuária

Diferente das outras edições da Expo Rondon, neste ano a Acimacar também é responsável pela organização da 31ª Expopecuária, que abrange a 31ª Exposição de Bovinos Raça Holandesa, a 17ª Mostra de Bovinos Raça Jersey e a Exposição de Pequenos Animais. “Em virtude do tempo para organizar essa parte do evento, já que a Expopecuária nos foi repassada há cerca de dois meses e meio, firmamos uma parceria com a Copagril que já organizava junto à prefeitura o evento e ficamos tranquilos porque eles possuem a expertise para organizar”, aponta o presidente da Acimacar.

Froehner diz que a Associação Comercial pôde auxiliar a cooperativa nas negociações com fornecedores, tendo em vista que quando o Poder Público estava à frente da organização as contratações eram feitas via licitação. “Conseguimos entrar nas negociações com fornecedores e promover uma redução de custos neste ano. Quem sabe no ano que vem poderemos participar mais da organização vendo como podemos melhorar o estilo da feira junto à Copagril, colocando um pouco do know-how da exposição daqui de cima lá para baixo”, menciona.

O gerente da Divisão Agropecuária da Copagril, Enoir Primon, que está à frente dos trabalhos para a Expopecuária, explica que houve entendimento entre os parceiros, cada um atuando naquilo em que tinham maior experiência, e que a expectativa é realizar um grande evento. “A festa é aguardada por pessoas de toda a região e o nosso papel como organizadores é preparar e oferecer o melhor que podemos para o público. Cremos que muitos esperam e consideram toda a Expo Rondon como um grande evento, por isso acredito no sucesso. Não há na região uma feira que congregue tantos setores como a nossa, por isso o evento é uma soma de atrativos para toda a família”, considera.

Primon destaca que o agronegócio é de extrema importância para o município, o que faz a cooperativa investir e acreditar na festa. Nesse sentido, algumas melhorias estruturais também foram feitas para o evento. “Com a entrada da Acimacar tivemos visões diferentes que puderam contribuir com ideias para fazermos um evento mais bonito, sem falhas e integrado, pensando em oferecer aos visitantes o melhor, tendo cuidados nos preparativos desde os mínimos detalhes, assim como a Acimacar faz com a Expomar”, sintetiza.

 

Programação

Durante a Expopecuária, a Copagril oferecerá duas palestras no auditório anexo ao pavilhão central. Hoje a fala será voltada aos suinocultores, às 19h30, com o tema “Atualização das especificações nutricionais das fêmeas Agroceres PIC”, com o médico veterinário Maurício Bonfanti.

Já amanhã (22) a exposição será feita pelo dinamarquês Henrik Jappe também no auditório do pavilhão central, com início às 19 horas. A palestra será dirigida aos avicultores e terá como assunto o “Manejo de cama de aviário para controlar micro-organismos”.

Na segunda-feira (24), às 08h30, acontece o julgamento de pista e classificação de animais pela Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH), com premiação aos proprietários de bovinos vencedores.

 

Programe-se

A Expo Rondon 2017 inicia hoje (21) e segue até terça-feira (25), no Parque de Exposições Alvaro Dias. Dentre as atrações do evento estão a 37ª Expomar, a 38ª Festa Nacional do Boi no Rolete, o Comércio Popular, Praça de Alimentação, Exposição de Orquídeas, shows, opções gastronômicas, apresentações na Casa Cultural e rodeios.

Copyright © 2017 O Presente