Ford Ranger e Ecosport AGOSTO1
Ford Ranger e Ecosport AGOSTO2
Marechal

Jefferson Dahmer foca em amplo projeto de adequação de estradas

 

Joni Lang/OP

Secretário municipal de Viação e Serviços Públicos, Jefferson Dahmer: Estamos conversando com o prefeito e vice para iniciar novas obras e projetos para tornar isso viável

 

Técnico em gestão pública e técnico agrícola, o rondonense Jefferson Evandro Dahmer (DEM) assumiu duas semanas atrás o cargo de secretário de Viação e Serviços Públicos do município de Marechal Cândido Rondon na gestão 2017/2020, comandada pelo prefeito Marcio Rauber (DEM) e pelo vice-prefeito Ilario Hofstaetter (Ila) (PSB).

Dahmer tem atuação de 12 anos no meio político, uma vez que trabalhou por seis na Secretaria Municipal de Agricultura e Política Ambiental e outros dois na Secretaria de Viação e Serviços Públicos. Entre os anos de 2013 e 2016 desempenhou a função de assessor do então vereador Rauber, até que no último dia 02 foi empossado secretário municipal.

Casa do Eletricista – Clorador Agosto

As nossas expectativas para esta nova missão são muito positivas. Entramos animados e com muita vontade de trabalhar para atender a comunidade dentro dos seus objetivos. Vamos nos empenhar ao máximo, declarou ao Jornal O Presente.

 

Atribuições

As principais atribuições que cabem à secretaria estão ligadas à manutenção das estradas e vias rurais, assim como estradas e vias urbanas. Na parte rural nós temos readequações, acabamento e terraplanagem em propriedades, cascalhamento de estradas e propriedades, manutenção de pontes, bueiros e passadores de gado. Também auxiliamos os produtores com disponibilização de maquinários, expõe.

Dahmer diz que na zona urbana a maior demanda pelos trabalhos se refere ao recape e manutenção com tapa-buraco nas vias públicas, apoio às obras públicas com máquinas e cascalho, limpeza e roçada em lotes públicos, manutenção dos bueiros com limpeza, confecção de tampas e grades de proteção, pinturas e consertos de meios-fios e calçadas, limpeza de ruas com caminhão-pipa e serviço de capina nas imediações das vias do município. Além disso, a equipe de Viação e Serviços Públicos é a responsável pelo transporte de material de apoio às demais secretarias municipais, assim como responde pelas melhorias no cemitério municipal e manutenção do aeroporto.

 

Medidas paliativas

Entre as inúmeras medidas de cunho emergencial está a melhoria que deve ser realizada nas estradas do município, tanto na sede quanto no interior, estando, segundo Dahmer, grande parte em condições precárias. Temos regiões com estradas intransitáveis, por isso desenvolvemos um trabalho paliativo com o objetivo de facilitar o escoamento da safra agrícola. Estamos com a Operação Safra justamente para oferecer condições dos agricultores poderem retirar a sua colheita, assim como o transporte de produtos como suínos, gado, frango e leite. É uma ação paliativa para que haja condições de trafegabilidade na malha viária do interior, explica. A operação foi iniciada no interior de Margarida, Novo Horizonte, Porto Mendes e São Roque e assim que for concluída nestas localidades, será estendida a outros distritos, conforme comporta o atual parque.

O secretário salienta que analisa-se a possibilidade de ser implementado um projeto abrangente em todo o município para adequação e readequação das vias urbanas (asfalto) e rurais, o que também depende de um maquinário ideal. Estamos conversando com o prefeito e vice para iniciar novas obras e projetos, bem como buscar recursos para tornar isso viável, ressalta.

 

Novidades

Entre as novidades que devem ser observadas nesta gestão estão a compra de maquinários modernos, assim como está sendo debatida a possibilidade de adquirir uma nova área para abrigar o parque de máquinas e toda estrutura da Secretaria de Viação e Serviços Públicos, incluindo a equipe de profissionais. Aqui no centro se torna perigoso, pois está localizado perto de uma escola. A nossa intenção é de que seja adquirida uma área mais retirada e que se torne seguro para todos, menciona Dahmer. O maquinário disponível é precário, contudo temos alguns caminhões e patrolas mais novos, então de momento trabalhamos conforme a possibilidade. Já contatamos com o prefeito e vice para entrarem com algum projeto para compra de novos maquinários, isso porque também trabalhamos com caminhões, motoniveladoras, patrolas e pás-carregadeiras que não são os adequados, finaliza o secretário.

TOPO