Fale com a gente

Marechal Dia Mundial do Meio Ambiente

Marechal Rondon possui 190 mil m² de áreas reflorestadas no meio urbano

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Hoje (05), comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). A data tem como objetivo abrir os olhos da população quanto à importância dos recursos naturais, sejam eles biológicos, hídricos, minerais ou energéticos, visto que, ao contrário do que se pensa, o comportamento humano, agressivo à natureza e suas riquezas, sugere que muitos desconheçam a íntima relação de necessidade.

De papéis de bala jogados no chão até a falta de água, muitas são as problemáticas relacionadas à falta de atenção ao meio ambiente. Em vista disso, no Dia do Meio Ambiente, não custa lembrar que pequenas ações conseguem contribuir com a preservação ambiental.

Em Marechal Cândido Rondon, um grande protagonista do cuidado com a natureza é o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), responsável pelo abastecimento hídrico do município e, consequentemente, pela preservação dos recursos que utiliza.

Segundo dados do Saae para 2020, há 17.459 ligações ativas de água em Marechal Rondon, atendida pelos mais de 500 mil metros de extensão da rede de água. No ano passado, foram distribuídos 4.751.618 metros cúbicos de água no município.

Fazendo jus às dimensões dos serviços prestados, o Saae é responsável pela preservação de mata em quase 190 mil metros quadrados no município. “Por toda a cidade, temos áreas de mata ao redor das captações que parecem nativas, mas não são. Quando cedidas ao Saae, eram lavouras e foram reflorestadas com o passar dos anos. Um pouquinho de cada um ajudando é possível fazer muita coisa boa. Preservar a natureza é preservar a saúde”, enaltece o responsável pela Divisão de Faturamento e Preservação de Mananciais da autarquia, Gerson Luiz da Silva.

 

CAPTAÇÃO MAIS ANTIGA

Localizada próxima ao Lago Municipal, a primeira captação de Marechal Rondon encontra-se em funcionamento desde 1967 e, até o momento, tem vazão média de 29 m³/h. Silva comenta que, assim como essa, todas as nascentes do município são recuperadas e protegidas, em um trabalho desenvolvido nos últimos três anos. “A captação 01 deu vez à rede de abastecimento da cidade, implantada juntamente com o primeiro reservatório, que fica no centro administrativo”, menciona.

De acordo com o servidor, a preservação ambiental passou de algo esporádico a uma ação efetiva da autarquia. “Antes não se tinha preocupação de proteger. Hoje é uma preocupação não somente para nós, mas para a comunidade”, pontua ele, que trabalha no Saae há cerca de 45 anos.

Responsável pela Divisão de Faturamento e Preservação de Mananciais do Saae, Gerson Luiz da Silva: “A coleta de esgoto representou um avanço nos últimos anos. Ampliou-se a coleta para todo o centro da cidade e alguns bairros também foram contemplados. Isso ajuda muito na preservação da natureza” (Foto: O Presente)

 

POLUIÇÃO SILENCIOSA

Silva diz que o Saae também combate uma poluição silenciosa no município, escondida ainda em alguns quintais e que pode gerar danos incalculáveis à riqueza hídrica: as fossas sépticas. “A coleta de esgoto representou um avanço nos últimos anos. Ampliou-se a coleta para todo o centro da cidade e alguns bairros também foram contemplados. Isso ajuda muito na preservação da natureza, porque deixa-se de fazer mais fossas e a poluição foi reduzida com esses serviços”, enaltece ele, pontuando que, em virtude das crises de abastecimento vivenciadas em todo o Paraná, as ações têm se voltado à disponibilização de água, mas que tão logo seja possível os serviços de esgoto serão retomados.

Atualmente, cerca de 40% de Marechal Rondon possui coleta e tratamento de esgoto.

Lagoas da Estação de Tratamento de Esgoto Guavirá recebem o esgoto, já tratado, de Marechal Rondon (Foto: O Presente)

 

ÁREAS PROTEGIDAS

Entre as áreas protegidas e recuperadas pelo Saae está o bosque do Lago Municipal, bastante usufruídas pelas famílias para lazer. “Hoje todas as nossas áreas de captação são preservadas. Elas ficam na sede, dentro dos bairros e são cercadas, o que contribui com a preservação. As pessoas invadiam a área para cortar lenha, ilegalmente. Outros jogavam lixo na mata. Fizemos muitos boletins de ocorrência para verificar a situação, pois mesmo com a cerca há quem vandaliza. A manutenção é constante”, enaltece.

As cercas azuis, identificadas como sendo da autarquia, servem para evitar vândalos e proteger ainda mais os mananciais, sem esquecer dos bichinhos que ali residem, comenta ele. “Poderíamos fazer muros, mas com as cercas damos mobilidade aos animais. Muitos macaquinhos circulam nas proximidades. A população que mora próxima também se beneficia com a área florestal tão próxima”, destaca.

Responsável pelo abastecimento hídrico de Marechal Rondon, áreas de captação da autarquia são todas reflorestadas (Foto: O Presente)

 

PRESERVAÇÃO DE NASCENTES

Nos últimos dois anos, Silva ressalta que 50 nascentes no interior do município foram recuperadas pelo Saae. “Em convênio com a prefeitura, os agricultores foram contemplados por essa medida. Era comum que os animais fossem tomar água nas nascentes ou nos córregos, pisoteando-os e colocando a água vertente em risco. Nós instalamos uma tubulação, cavamos mais esses lugares e cercamos para o gado não entrar. Não há gastos ao agricultor, o que cabe a ele é a manutenção, o plantio de árvores no contorno para não entrar mais sujeira no poço”, explica.

 

PLANTIO DE ÁRVORES

Às 09 horas deste sábado, o Saae realizará plantio de árvores em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A ação reflorestará a Estação de Tratamento de Esgoto, denominada ETE Borboleta, na Rua Mato Grosso, número 10.

“Serão plantadas cerca de 120 mudas de árvores nativas e frutíferas. Futuramente, projeta-se uma área de lazer para a população da região poder usufruir. Quando as pessoas usam o espaço, a conservação é ainda maior”, afirma.

Áreas preservadas do Saae são cercadas e seguem em expansão. Na foto, área que vai receber plantio de árvores em comemoração ao Dia Nacional do Meio Ambiente (Foto: O Presente)

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente