Fale com a gente

Marechal Iniciativa pioneira

Marechal Rondon terá curso técnico de Zootecnia a partir de 2022

Publicado

em

Rondonenses recebem sinal positivo para implantação do curso técnico de Zootecnia durante encontro realizado em Curitiba, na quarta-feira (23) (Foto: Divulgação)

O setor educacional de Marechal Cândido Rondon terá novidades em 2022. Projetado para o Colégio Estadual Antônio Maximiliano Ceretta, em uma parceria com o campus rondonense da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o curso técnico de Zootecnia recebeu o aval do secretário de Estado da Educação, Renato Feder, e deve iniciar com as atividades letivas já no próximo ano.

Por meio de uma articulação do deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Hussein Bakri, uma comitiva rondonense se reuniu na quarta-feira (22), em Curitiba, com o dirigente da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e o chefe de gabinete da Liderança do Governo, Marcelo Schlenerte. Representaram Marechal Rondon no encontro o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Valdir Port (Portinho), coordenador da Agência do Trabalhador, Sérgio Marcucci (Sérgião), coordenador do curso de Zootecnia do campus rondonense da Unioeste, Luís Bruno, e a diretora do Colégio Ceretta, Maria Teresa Drummond (Tere).

 

Pioneirismo

A iniciativa é pioneira na rede pública estadual do Paraná. “Há cerca de 45 dias, recebi esse pedido do prefeito Marcio Rauber e de representantes da sociedade civil organizada de Marechal Rondon. Sabendo da demanda para oportunizar emprego aos jovens e também da importância ao desenvolvimento da principal atividade econômica da região, a produção animal, conseguimos, em tempo recorde, o aval para a implantação do curso”, destaca Bakri.

Para Portinho, trata-se de mais uma etapa vencida nesse projeto que beneficiará Marechal Rondon e toda a cadeia produtiva do Estado. “Estamos cumprindo as fases necessárias para a concretização efetiva do curso técnico de Zootecnia. Falta a etapa de busca dos professores, por meio de um PSS (processo seletivo simplificado). Os trâmites finais estão acontecendo com apoio do deputado Hussein”, enaltece.

Sergião, por sua vez, sinaliza que o curso propiciará mão de obra especializada para o agronegócio nas cadeias produtivas do leite, suinocultura, avicultura e piscicultura, por exemplo.

 

Expectativa entre os estudantes

A diretora do Ceretta considera que a sinalização positiva de Feder é um grande passo para tornar o projeto realidade. “Isso significa que a secretaria abraçará a causa e acredita na demanda levada até eles. Os próximos passos são a aprovação do plano de curso, que está em tramitação e irá para aprovação na próxima reunião do Conselho Estadual de Educação”, comenta, enaltecendo que a parceria entre universidade, colégio e Seed é uma inovação na gestão, além de ser uma otimização de recursos humanos e infraestrutura pública.

O coordenador de curso e sua equipe elaboraram a ementa do curso técnico em Zootecnia.

Ao O Presente, a educadora destaca que o projeto já tem muitos entusiastas na comunidade escolar. “Desde o primeiro anúncio feito à imprensa sobre a implantação do curso muitas pessoas têm entrado em contato com intenção de inscrição”, relata.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente