Copagril
Marechal

Ministro e Senadora participam da inauguração das obras de adequação da BR-163

Ademir Herrmann

O Ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, e a Senadora Gleisi Hoffmann, participaram hoje (03) da inauguração das obras de adequação da passagem urbana da BR-163 em Marechal Cândido Rondon. Foram recepcionados pelo prefeito Moacir Froehlich e o vice-prefeito Silvestre Cottica. Também estiveram presentes prefeitos da região, deputados federais e estaduais, demais integrantes das comitiva ministerial, representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), autoridades militares, secretários municipais, vereadores, empresários, representantes da imprensa regional, convidados e população em geral.

O ato aconteceu no trevo da AACC. Todos os pronunciamentos enfatizaram a importância da obra. O Ministro Antonio Carlos Rodrigues destacou ser sua primeira visita oficial após ser empossado e destacou a importância da BR-163. Temos muitas obras ainda para o Paraná. Nos colocamos a disposição do Estado. Sobre a duplicação da BR-163, entre Marechal Rondon e Toledo, os recursos já estão garantidos e as obras podem iniciar ainda no próximo mês. Sabemos da importância desta via.

Casa do Eletricista ESCAVAÇÕES

O prefeito Moacir Froehlich lembrou que as tratativas para a adequação do trecho urbano da BR-163 iniciaram em setembro de 2011. Ressaltou ser mais um dia histórico para o município, pois a obra traz inúmeros benefícios para toda a comunidade. O projeto para a obra já estava pronto e a obra licitada. Intervimos junto ao DNIT e ao Ministério dos Transportes, com o apoio dos deputados que nos representam, e fomos atendidos. Agora com as adequações, ela atende aos rondonenses e aos que passam pela BR-163.

O trecho urbano da BR-163 no município recebeu investimentos de mais de R$ 56 milhões, oriundos do Governo Federal. As obras contemplaram a pavimentação de ruas marginais, intersecções em desníveis e passarelas no perímetro urbano de Marechal Cândido Rondon, numa extensão de aproximadamente 5,4 quilômetros, entre o trevo que liga a Nova Santa Rosa e o portal.

Novas reivindicações
Logo após a inauguração as autoridades foram convidadas para um almoço junto a Associação Atlética Banco do Brasil. Na oportunidade, além de lembranças do município, o Ministro e a Senadora receberam algumas reivindicações. A prefeitura municipal, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e de Educação, juntamente com a Acimacar, entregaram um projeto de viabilidade com cartas de apoio de municípios da comarca rondonense, Câmaras de Vereadores, e Associações Comerciais, para a instalação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Marechal Cândido Rondon.
O prefeito rondonense também entregou um documento reforçando o pedido e mencionando sobre o problema existente no município, quanto ao anel viário, que devido a suas precárias condições, faz com que o tráfego pesado de veículo passe todo pelo centro da cidade. Grande investimentos seriam necessários para esta obra e o Ministério dos Transportes poderia colaborar neste processo.
O presidente do Legislativo, João Marcos Gomes, fez a leitura de dois documentos. Um deles concedendo título de Cidadão Honorário de Marechal Rondon para o engenheiro do DNIT, José da Silva Tiago, tendo em vista os relevantes serviços prestados ao município, e também a concessão de medalha de honra ao mérito para o engenheiro Max Alberto Ganzian. As honrarias devem ser entregues em outra oportunidade, durante sessão solene da Câmara de Vereadores.
Após o almoço a comitiva ministerial se dirigiu para o aeroporto em Cascavel e prosseguiu para Brasília.

TOPO