Fale com a gente

Marechal

Motivos do fechamento do Hospital Filadélfia são apresentados para autoridades rondonenses

Publicado

em

Maria Cristina Kunzler/OP

Na manhã desta terça-feira (16), os sócios-proprietários do Hospital Filadélfia, Dr. Dietrich Rupprecht Seyboth (Dr. Hippi), e Ana Carolina Seyboth, estiveram na prefeitura reunidos com autoridades municipais para apresentar os motivos do fechamento e as possíveis consequências que isso pode causar para o município.

Entre as autoridades esteve o prefeito Moacir Froehlich, vice-prefeito Silvestre Cottica, presidente do Conselho Municipal de Saúde, Dartel Ferreira de Lima, Secretária de Saúde, Elveni Capittani Turmina, a Mari, demais secretários municipais e equipe de assessores jurídicos.

Inicialmente foram apresentados os principais motivos que levaram ao fechamento, como a deterioração física do hospital e problemas financeiros, devido a defasagem no repasse de recursos estaduais e federais.

Dr Hippi explicou que a decisão foi primeiramente anunciada e acertada entre os sócios da instituição e posteriormente comunicada aos funcionários.

Logo após a decisão foi levada para a 20ª Regional de Saúde.

Segundo Hippi tentou-se agendar um encontro com o Secretário de Estado de Saúde, Michele Caputo Neto, porém a audiência não foi marcada.

O prefeito Moacir e o vice-prefeito Cottica mencionaram entender os motivos da decisão tomada e externaram gratidão à família Seyboth pelos anos em que o Hospital Filadélfia prestou excelentes serviços para o município e para a região.

Na oportunidade as autoridades municipais também se mostraram preocupadas com os colaboradores que serão dispensados, para que possam ser recolocados no mercado de trabalho, já que são profissionais qualificados.

Histórico

O Hospital Filadélfia foi um dos primeiros hospitais a ser construído na região oeste do Paraná. Foi inaugurado em 25 de julho de 1954. Inicialmente atendia várias especialidades clínicas.

Em 1979 passou atender também na especialidade de psiquiatria e em 1981 houve uma divisão no atendimento médico prestado, passando a prestar atendimento exclusivamente na especialidade de psiquiatria.
Na sexta-feira passada diretores da instituição anunciaram seu fechamento.

A notícia causou um grande impacto e ao mesmo tempo uma preocupação, já que este era o único hospital nesta área na região oeste do Paraná.

Copyright © 2017 O Presente