Fale com a gente

Marechal Eleição da OAB

Nair Galles quer fortalecimento da classe e maior atuação na sociedade

Publicado

em

Candidata à presidência pela Chapa XI de Agosto - Marechal Cândido Rondon, Nair Galles: “Queremos ouvir os advogados, conhecer os seus problemas e trabalhar em conjunto com a sociedade” (Foto: Joni Lang/OP)

 

Com a ampla maioria das eleições tendo chapas lideradas por homens, o pleito deste ano da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Marechal Cândido Rondon contará com a participação de uma mulher: a advogada Nair Scripchenco Galles, que está à frente da Chapa XI de Agosto – Marechal Cândido Rondon. Se eleita, Nair será a terceira mulher a presidir a subseção local da OAB.

Neste ano, a eleição, marcada para o próximo dia 22, terá bate-chapa, uma vez que o advogado Antonio Marcos de Aguiar (Marcos) também registrou candidatura, sendo o candidato à presidência pela Chapa XI de Agosto.

O vencedor, Marcos ou Nair, atuará na gestão 2019 a 2021, sucedendo o trabalho da diretoria comandada por Antônio França.

 

VONTADE ANTIGA

Há 22 anos advogando em Marechal Rondon, Nair diz que sempre teve interesse em postular a presidência. “Pensei em me candidatar em outras oportunidades, mas o tempo passou, surgiram outros candidatos e pude participar de diretorias. Atuei como secretária-adjunta, hoje sou delegada da atual gestão, mas neste ano amadureci melhor a ideia e resolvi me candidatar”, declarou à reportagem de O Presente. “Há várias mulheres advogadas em Marechal Rondon, porém faz 18 anos que nenhuma se candidata à presidência. Nesses 26 anos de subseção local, apenas duas mulheres exerceram a presidência e somente uma concluiu o mandato, sendo que a segunda acabou falecendo”, comenta, acrescentando: “Quando vim para cá, em 1996, havia poucos profissionais advogados. Foi aqui que aprendi a profissão e cresci”.

 

AVAL

Embora as duas candidaturas se apresentem como de harmonia à atual gestão, o grupo liderado por Nair foi avalizado pela atual diretoria, presidida por Antônio França. “Os colegas advogados questionaram por qual motivo não me candidatar e após ser procurada por profissionais advogadas, decidi inscrever a chapa que represento. A nossa equipe também apoia em nível estadual a Chapa XI de Agosto, que tem como postulante a presidente Cássio Telles, profissional que para mim é referência na advocacia estadual”, enaltece.

Nair reforça que a chapa apresentada por ela e pelo outro candidato estão alinhadas com a XI de Agosto no Paraná. “A disputa é meramente local, entre a chapa da equipe que represento e a chapa de nossos colegas. Não tenho desavença alguma com o advogado da outra chapa local, mas de forma inédita há duas candidaturas na subseção”, ressalta.

 

EVOLUÇÃO

A candidata a presidente menciona que sua equipe defende a continuidade dos bons projetos realizados pela atual diretoria, mas também entende a necessidade de evolução e, por conseguinte, proporcionar mudanças. “Nossa subseção vem sendo presidida há várias gestões por advogados competentes. Fruto disso é a construção da sede em terreno próprio, após muita luta”, salienta.

Para que consiga colocar o seu plano de ação em prática, caso eleita, Nair compôs a sua diretoria com o vice Leandro Marcondes da Silva, secretário-geral Flávio Schmidt, secretária-geral adjunta Pamera Zachow e tesoureiro Edson Schroder.

 

METAS

O plano de ação da chapa liderada por Nair está pautado em nove itens principais. Um deles é o fortalecimento da classe para que os advogados interajam. “Desejo lançar o projeto ‘Fale com a presidente’”, diz.

Ela também almeja batalhar pela valorização do advogado através do suporte por parte da OAB. “Queremos os advogados atuando mais com a sociedade. Como exemplo citamos nossa atuação como delegada, pois nesses três anos a OAB Paraná participa da campanha do agasalho, entre outras ações voluntárias”, cita.

Outro ponto é defender as prerrogativas dos advogados, o que está alinhado com a chapa de Cássio Telles. Além disso, aponta, mostra-se importante a defesa da prestação jurisdicional justa. “Bem como promover o cuidado com a saúde, lazer e melhores condições de trabalho. Nós temos campanha da vacinação, queremos a continuidade das consultas médicas e a preços baixos, suporte à mãe advogada”, elenca.

Nair relata preocupação quanto à defesa dos honorários justos, levando-se em consideração a tabela de trabalho para que o profissional receba valor condizente ao estudo e à sua dedicação. “Vamos promover a inclusão e a igualdade dos advogados, uma vez que até se tornar conhecido o advogado precisa de suporte, então queremos auxiliá-lo no início da trajetória”, pontua, frisando a importância de lutar pela vinda de mais cursos aos profissionais da subseção.

“A minha principal pretensão é unir os advogados através do fortalecimento da classe. Quero dirigir reuniões bimestrais, possibilitar mais confraternizações e estimular a troca de experiências”, sustenta, emendando: “O meu pedido é em nome de toda a diretoria. Estou há 22 anos no município e escolhi ser advogada aos cinco anos de idade. Para realizar meu sonho trabalhava de dia e estudava à noite. Cursei a faculdade por quatro anos com aulas aos sábados, vim a Marechal Rondon e enfrentei as dificuldades de um principiante. Vejo a importância de uma mulher reassumir a presidência da subseção. Queremos ouvir os advogados, conhecer os seus anseios e problemas e trabalhar em conjunto com a sociedade”.

 

CURRÍCULO

Nair Scripchenco Galles veio de Umuarama, onde se formou em 1990. Foi aprovada na OAB em 1991. Chegou a Marechal Rondon e se especializou em Direito do Trabalho e da Família, com domínio no Direito do Trabalho, por meio do qual possui muitos processos defendidos.

 

CHAPA XI DE AGOSTO – MARECHAL CÂNDIDO RONDON

Presidente     Nair Scripchenco Galles

Vice-presidente     Leandro Marcondes da Silva

Secretário-geral    Flávio Ervino Schmidt

Secretário-geral adjunto      Pamera Emanuele Riegel Zachow

Tesoureiro     Edson Luis Schroder

 

O Presente

 

Copyright © 2017 O Presente