Fale com a gente

Marechal Projeto

Pais e familiares ficam encantados com Noite de Autógrafos no Rui Barbosa

Publicado

em

Momento muito marcante para os alunos e familiares (Foto: Divulgação)

“Quem escreve um livro cria um castelo, quem o lê mora nele”, Monteiro Lobato. Essa frase ilustra bem o projeto “Estrelas Literárias”, desenvolvido no Colégio Luterano Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon, por meio da Plataforma Educativa Estante Mágica. Foram aproximadamente 200 livros escritos pelos alunos da Educação Infantil e Fundamental I, com o auxílio dos professores e familiares. Depois do árduo trabalho de escrita, chegou a tão esperada: Noite de Autógrafos, evento que foi realizado, no dia 08 de novembro, no ginásio de esportes da Instituição e reuniu aproximadamente 500 pessoas.

O projeto foi idealizado pela coordenadora da Educação Infantil e Fundamental I, Juciane Bazzo Henn. Juciane explica que o maior objetivo é incentivar a leitura. “Também buscamos mostrar às nossas crianças que é possível sim escrevermos um livro e quem sabe a partir desta primeira experiência descobrirmos um grande escritor dentro de cada um de nós”, comenta.

A professora, Marinêz Biesdord Winter, explica que a construção do livro foi um processo bastante significativo. “Os alunos foram envolvidos pelos temas escolhidos e assim, tornaram-se protagonistas das suas histórias. Cada livro tem um brilho especial. E isso pudemos ver ao final dos trabalhos e também nesta Noite de Autógrafos, quando todos estavam muito orgulhosos do resultado final”, comenta.

Durante o seu pronunciamento, o diretor do educandário, pastor Carlos Kracke, enalteceu o grande privilégio que os alunos tiveram de escrever o primeiro livro e publicá-lo. “Estamos vendo o encantamento dos nossos alunos e de seus familiares e queremos que este encantamento continue, pois o ato de aprender e ensinar é muito importante. Com certeza todo este projeto e especialmente esta Noite de Autógrafos ficará marcada na memória dessas crianças. Este foi um grande projeto construído entre os alunos, as famílias e o colégio”, ressalta.

Dona Daniele Francine Amaral, mãe da Luisa Paloma, fala que este projeto foi muito lindo e de um aprendizado riquíssimo. “Todos os dias ela chegava em casa empolgada e queria contar uma parte da história que estava escrevendo. No início ela ainda não sabia ler e escrever, mas ela ia construindo a história, e quando vimos ela havia se apropriado da leitura e da escrita. Foi um projeto muito interessante e válido”, opina.

A mãe da Helena, Patrícia Barcelos Costa, comenta que o projeto foi uma linda construção. “Na minha casa sempre incentivamos a leitura, mas não imaginávamos que uma criança tão nova pudesse formatar ideias e passar isso para um livro. Com este projeto vimos que isso é possível. Isso nos deixa muito emocionados. Conseguimos ver como ela vem progredindo na escola. Esperamos que este projeto continue para que nós possamos ir vendo a evolução da escrita dela”, destaca.

(Estrela Literária Helena Costa Oliveira)

A palestrante rondonense, Helda Elaine, mãe do Henri e Enzo, participou do evento e conta que foi uma emoção muito grande. “O processo de escrita foi maravilhoso. Todos os dias eles voltavam da aula e comentavam sobre a história que estavam escrevendo. Neste ano eu também tive a oportunidade de lançar a publicação do meu primeiro livro, e por isso, acredito que a participação deles foi ainda mais intensa. Com certeza, 2018 vai ficar marcado na história da nossa família. A noite de autógrafos enriqueceu ainda mais a ideia de fazer o livro. Foi muito gratificante ter a oportunidade de presentear os familiares mais próximos. Esperamos que este seja o primeiro de muitos livros que eles vão escrever”, finaliza.

 

Com assessoria

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente