Fale com a gente

Marechal Cronograma distrital

Recolhimento de entulhos segue a todo vapor no interior rondonense

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

A recolha de entulhos, galhos e resíduos seguem a todo vapor no interior de Marechal Cândido Rondon. Os trabalhos iniciaram em Iguiporã, na quinta-feira (27), coordenados pela Secretaria de Agricultura e Política Ambiental. Conforme o chefe da pasta, Adriano Backes, os munícipes têm mostrado comprometimento com a causa e, em vista disso, os resultados estão dentro das expectativas. “A aceitação foi muito boa, as pessoas colaboraram com os nossos serviços. Tiramos cerca de 45 cargas de galhos, de dez a 15 cargas de entulho e duas cargas de rejeitos”, informou o secretário ao O Presente. “Realizamos serviços de podas no colégio do distrito, bem como na avenida que liga Iguiporã até o distrito turístico de Porto Mendes”, acrescenta, ampliando: “A adesão dos produtores rurais foi significativa, somente não participaram aqueles com muita dificuldade de transportar ou que não souberam da oportunidade”.

Secretário de Agricultura e Política Ambiental, Adriano Backes, em visita ao O Presente: “A aceitação está sendo muito boa. As pessoas estão colaborando com os nossos serviços” (Foto: O Presente)

 

CONTAINER

Backes ressalta que um dos diferenciais dessa prestação de serviço é a disponibilização de caçambas de caminhão para atender os moradores do interior, possibilitando que eles destinem corretamente galhos, entulhos e rejeitos. “Colocamos um container no distrito atendido para os agricultores trazerem seus materiais e darem o destino correto. Nesse primeiro distrito, recolhemos dois containers preenchidos”, comenta.

Um dos cuidados observados nesse processo, pontua o secretário, é evitar que rejeitos poluentes ao solo sejam destinados junto aos resíduos “sadios”. “Orientamos a população que não seriam aceitadas lâmpadas, pilhas, frascos de veneno e óleo, estopas, graxas, mangueiras de pulverização e outros poluentes do solo. Esse tipo de material deve ter um destino diferenciado para que não cause estragos ao meio ambiente”, frisa.

Segundo ele, houve somente um caso de mistura de materiais, mas a situação foi resolvida facilmente. “O responsável pela recolha explicou ao munícipe e o resíduo retornou para a propriedade”, expõe, acrescentando que futuramente a Secretaria tem planos de buscar uma alternativa também para esse tipo de material poluente. “Sabemos que há recolha por parte de algumas empresas, mas isso precisa ser sanado por completo”, ressalta.

Secretaria de Agricultura está disponibilizando containers nos distritos para que agricultores possam depositar galhos, entulhos e resíduos (Foto: Divulgação)

 

CRONOGRAMA

Assim que um distrito é atendido por completo, a equipe da Secretaria de Agricultura e Política Ambiental concentra suas ações em outro distrito. “Finalizamos a recolha no distrito de Bom Jardim na quarta-feira (04) e quinta-feira (05) iniciamos em Porto Mendes. Vale salientar que essa é uma oportunidade de combater a dengue, que conta com casos nesse distrito”, destaca Backes.

Ele informa que nesta segunda (09) ou, no máximo, na terça-feira (10) os trabalhos de recolhimento de entulhos será em Bela Vista, tendo sequência por Novo Horizonte, Novo Três Passos, Margarida e São Roque.

 

SEDE MUNICIPAL

De acordo com o secretário, em breve terá início o calendário de recolha nos bairros, na sede municipal, o que acontece duas vezes ao ano. “A cidade será dividida em seis setores e em abril definiremos a data e a ordem, que será divulgada à comunidade”, pontua. “Caso o munícipe observe que o calendário não vai atender a sua residência tão rápido, o Eco Ponto está à disposição para a correta destinação de materiais. Ele fica aberto das 07 às 19 horas de segunda a sexta-feira e das 07 às 18 horas nos sábados. A pessoa deve somente se atentar e colocar os resíduos separados”, orienta.

Backes reforça que alternativas para o munícipe não faltam e que o zelo deve ser de cada um. “Ações como esta que estamos realizando provam que o município de Marechal Rondon está comprometido com a sua população. Agora, o comprometimento deve ser recíproco. A dengue é mais uma preocupação que devemos nos atentar. Ela chegou e não vai embora tão fácil, é preciso agir para eliminar focos, e o cuidado é essencial”, finaliza.

 

O Presente

 

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente