Fale com a gente

Marechal

Rui Barbosa foca em ações em prol da alimentação saudável

Publicado

em

O Colégio Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon, realizou na última quinta-feira (23), nas dependências da instituição, a Mostra Pedagógica da Alimentação Saudável. Durante o evento foram apresentadas ao público as ações realizadas durante este ano para promoção da saúde e prevenção de doenças nos alunos, através da alimentação saudável, por meio dos professores, que receberam formação continuada sobre educação alimentar e nutricional, com encontros bimestrais para abordagem destas temáticas.

As cozinheiras mostraram ao público as opções do cardápio da cantina e os alimentos servidos para a Educação Infantil e o Fundamental I Séries Iniciais. Já os professores, por meio de painéis, expuseram as oficinas culinárias desenvolvidas durante o ano com os alunos. As receitas das novas preparações, incluídas no cardápio em 2017, foram distribuídas aos participantes da Mostra.

Autonomia

De acordo com os organizadores do evento, todas as iniciativas conjuntas buscam aumentar a autonomia das crianças em relação às suas escolhas alimentares, além de promover a emancipação culinária, desenvolver o senso crítico, valorizar a cultura local e os alimentos produzidos pela agricultura familiar rondonense.

Dentre as ações promovidas pelo nutricionista Rafael Heinrich destaca-se a utilização de farinha de milho, arroz e aveia na preparação dos alimentos, bem como a avaliação do estado nutricional dos alunos, realizada com ajuda das professoras de Educação Física Claudete Maria Sbardelotto Teixeira e Angélica Macedo.

Dos alunos analisados, do berçário até o 5º ano, cinco apresentam risco de baixo peso, 250 peso adequado, 17 risco de sobrepeso e 26 apresentam obesidade.

“Com o avanço da idade, o percentual de crianças com peso adequado vai diminuindo, como pode ser observado no cenário nacional, no caso dos adultos, em que o percentual de peso adequado é inferior a 50%”, menciona Heinrich. Segundo ele, as escolhas alimentares influenciam a microbiota intestinal, que, por sua vez, representa cerca de 60% da resposta imunológica, defesa do corpo contra as doenças. “Ou seja, nossas escolhas alimentares têm influência direta sobre nossa condição de saúde”, destaca.

Conhecimento

A coordenadora Juciane Bazzo Henn diz que todas as pessoas deveriam ter conhecimento sobre a importância de uma alimentação saudável em qualquer fase da vida, mas enfatiza que na infância ela se torna ainda mais importante, pois está diretamente ligada ao desenvolvimento das crianças. “É neste período que se formam os hábitos alimentares que serão levados para a fase adulta”, menciona.

Ela ressalta que a escola é fundamental na formação da criança. “Isso significa que a escola deve ajudar também na formação dos hábitos alimentares de seus alunos”, acrescenta.

De acordo com Juciane, uma forma de motivar as crianças a optarem por alimentos naturais é oportunizar que os pequenos ajudem a selecionar seus próprios lanches saudáveis e nutritivos. “Transformar o aprendizado em diversão e torná-lo significativo certamente vai gerar ótimos resultados”, finaliza.

Copyright © 2017 O Presente