Fale com a gente

Municípios Unioeste/Marechal Rondon

Diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas deseja buscar novas formas de ensino e aprendizagem

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Na diretoria do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) do campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a professora Dra. Loreni Maria dos Santos Braum busca novas formas de ensino e aprendizagem. A diretora do CCSA é docente da Universidade desde 2009, e até hoje colabora com o ensino, pesquisa e extensão da região. Para esta gestão, Loreni deixa claro os seus objetivos e procuras.

Chegamos ao início de uma nova gestão; quais a prioridades para o seu centro?
Nesta era de inteligência artificial e de novas tecnologias surgindo a cada dia, é necessário buscar novas formas de ensinar e de aprender, novas ferramentas e meios que promovam maior interlocução entre a comunidade acadêmica. Por isso, meu o compromisso é voltar o olhar para a comunidade acadêmica como pessoas cujas vidas influenciam e são influenciadas por fatores externos à universidade. Também é um dos compromissos da gestão 2024 a 2027 integrar professores e alunos em ações conjuntas para trocas de experiências e saberes.

De imediato, quais as primeiras ações?
Promover reuniões e diálogo entre os três cursos que estão vinculados ao CCSA – Administração, Ciências Contábeis e Direito a fim de identificar as demandas que requerem soluções mais urgentes para que o ensino, pesquisa e extensão continuem sendo desenvolvidos dentro dos padrões de qualidade. Em seguida, propiciar a interlocução com os outros centros do Campus de marechal Cândido Rondon, bem como com a Direção Geral do Campus e Reitoria para a operacionalização do ensino e atualização contínua dos Projetos Pedagógicos.
Em termos de estrutura física, acompanhar o atendimento das demandas já repassadas no ano de 2023 pelo Diretor do CCSA à Direção do Campus quanto à substituição de cadeiras em salas de aula e laboratório de informática, pequenos reparos na estrutura física.
Quanto ao corpo docente, continuamos no calendário acadêmico de 2023, então as disciplinas e orientações já estão alocadas e continuarão até junho de 2024. Sendo necessário, será analisada a contração de novos docentes PSS ou ampliação de cargas horárias, seguindo os parâmetros determinados na legislação atual.

Qual a sua visão a respeito do papel que o seu Centro representa junto à sociedade regional e também em âmbito nacional?
De forma geral, os cursos que compõem o CCSA estão voltados para a área de negócios e buscam formar profissionais aptos para o exercício profissional no âmbito público e privado. Vale ressaltar que é fundamental manter a atenção na formação de cidadãos, formação esta que vai além dos conhecimentos das áreas de saber do curso de graduação. Em razão disso, o envolvimento em projetos de ensino, pesquisa e extensão proporcionam o contato do aluno com a realidade da comunidade e possibilitam a aplicação dos conhecimentos adquiridos para melhorar a situação econômica e social sobretudo da região Oeste do Paraná. Mas não limitando-se a esta região, uma vez que os conhecimentos não têm fronteiras.
No decorrer desta gestão do CCSA serão levados em consideração os diversos aspectos que permeiam a vida da comunidade acadêmica que faz parte do CCSA e a necessidade de adaptações diante do cenário econômico e social do país e do mundo. Desta forma, atenção especial será dada ao atendimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, especialmente o ODS 4 que trata da educação inclusiva, equitativa e de qualidade e, que seja capaz de promover e possibilitar oportunidades para que os alunos aprendam ao longo da vida.
O futuro da Unioeste é de uma IES cada vez mais forte e consolidada, com cursos de graduação e pós-graduação ofertados de forma inclusiva, equitativa e de qualidade.

Para finalizar, o que os acadêmicos podem esperar da sua gestão?
Considerando a diversidade de áreas de formação dos professores dos cursos de graduação que compõem o Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA a interlocução entre os cursos, bem como com a Direção Geral do Campus e com a Reitoria é capaz de enriquecer e fortalecer o ensino. Os cursos de graduação da área Administração, Ciências Contábeis e Direito da Unioeste – Campus de Marechal Cândido Rondon são reconhecidos tanto pela qualidade do ensino quanto pelos profissionais que são formados para atuação no mercado de trabalho.
O corpo docente é fundamental para cumprimento dos três pilares da universidade – Ensino, Pesquisa e Extensão. Neste sentido, nesta gestão será realizado o monitoramento e a avaliação contínua a fim de que possibilitar condições para os docentes se manterem atualizados em suas respectivas áreas de formação/atuação, sem sobrecarga de atividades.
Os acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito da Unioeste – Campus de Marechal Cândido Rondon têm facilidade de inserção no mercado de trabalho local/regional, pois, como dito anteriormente, estes cursos são referência em termos de qualidade. Esta inserção se dá por meio contratação (CLT), estágios remunerados, MEIs, negócios próprios, entre outras. As ações propostas para esta gestão visam desenvolver continuamente as competências e habilidades dos acadêmicos e docentes.
Os acadêmicos são a razão de existir da Universidade. As portas do CCSA estarão sempre abertas para recebê-los com suas demandas e sugestões de melhoria, bem como ideias e/ou propostas de projetos e ações. O CCSA prezará por manter os cursos com qualidade e capazes de promover e possibilitar aos acadêmicos o aprendizado ao longo da vida e formar profissionais aptos a contribuir para o desenvolvimento da região e do país.

Currículo

Graduação em Ciências Contábeis – 2003 – Univel;
Especialização em Gestão Financeira Contábil e Controladoria – 2005 – INBRAPE;
Mestrado em Ciências Contábeis – 2006 – FURB;
Doutorado em Administração – 2018 – Uninove.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente