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Municípios “Aqui tem PANC!”

Escola de Quatro Pontes ganha horta mandala para cultivo de plantas alimentícias não convencionais

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(Fotos: Divulgação)

Quatro Pontes adotou um projeto referente a plantas alimentícias não convencionais, conhecidas como PANC, que inclui a implantação de horta/viveiro de mudas, com o intuito de propiciar aprendizado e interação de adultos e crianças. A proposta uniu-se ao projeto de horta comunitária da Linha Ecológica “Educação para Sustentabilidade e Desenvolvido Cultural do Território”, que integra um convênio entre o município e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e a Itaipu Binacional, e resultou na horta mandala, implantada na Escola Professora Clarice Maria Bremm.

O projeto de extensão “Aqui tem PANC!” é uma parceria entre o Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGDRS) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a prefeitura, através do Departamento de Ação Ambiental, com o apoio do Programa de Educação Tutorial do curso de Agronomia da Unioeste.

A implantação da horta mandala foi uma ação de aprendizado, divertimento e orgulho para as crianças do Infantil IV e V e do 1º Ano, que frequentam o projeto contraturno. A ação, realizada na terça-feira (05), também contou com a participação da diretora de Ação Ambiental, Rosa Maria Sulzbach, da secretária de Educação, Cultura e Esportes, Araceli Basso Tauchert, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Davi Boufleuher, do técnico agrícola, Lucas Luan Tonelli, professora Marieli Schuh, colaboradores da escola, nutricionista Jussara Gheller, dos professores da Unioeste, Vinicius Mattia e Mariana G. Simonetto, três alunos do curso de Agronomia da Unioeste, dos servidores da Secretaria de Obras, Urbanismo e Transportes, Selmiro Marreco, Lucas Matheus Simsen, Jackson Luiz Tasso e Joni Ivan Siewerdt, além de pessoas da comunidade.

Dentre as mudas PANC plantadas, groselha, açafrão da terra, ora-pro-nóbis, moringa, malvarisco, pulmonária, funcho, taioba, alfavaca-cravo, capim-limão, araruta e ararutão. Além destas, a horta mandala recebeu plantas convencionais, como alface, repolho, rabanete, pepino, nabo, entre outras. As PANC, em especial, serão inseridas gradualmente no cardápio da alimentação escolar para incentivar as crianças a observarem o que a terra produz e provar o que foi plantado. A intenção ainda é deixar as crianças brincarem e terem experiências práticas de plantio e culinária, enquanto aprendem os conteúdos curriculares.

 

Etapas

O projeto da horta mandala contemplou três etapas. Na primeira fase foi apresentada a horta PANC aos pais e/ou responsáveis dos alunos da Escola Professora Clarice Maria Bremm em palestra com a facilitadora e engenheira de alimentos, Lorena R. Ramos, que ocorreu no dia 22 de setembro, na Casa da Cultura.

A segunda etapa, antecedendo a implantação da horta, englobou uma palestra junto ao educandário com o professor Vinicius Mattia, ocasião que apresentou os benefícios da horta PANC, afirmando que as plantas alimentícias não convencionais são ricas em fibras e nutrientes e uma ótima alternativa para cardápio diversificado e colorido, sendo que as partes comestíveis variam entre flores, folhas, caule, pólen ou raízes. O professor também ensinou a fazer compostagem de forma prática. Logo, a professora Mariana G. Simonetto explanou sobre alguns tipos de vegetais, que muitas vezes chamamos de “mato”, porém, podem ser consumidos.

 

Com assessoria

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