Fale com a gente

Municípios Toledo

Exposição conta história de artistas e suas relações afetivas

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

As diferentes relações construídas no Circo da Alegria, incluindo encontros e desencontros, estão retratadas em fotos na exposição Circo da Alegria e seus artistas através dos tempos. Ela foi aberta nesta segunda-feira (25), no Teatro Municipal de Toledo, e permanece até o dia 30 de novembro, período da realização da XIII Mostra de Circo Social e VI Festival Nacional de Circo de Toledo. Com curadoria de Paula Bombonatto e execução de Tânia Piazetta, a exposição reúne diversos registros de artistas que se conheceram, casaram e tiveram filhos, hoje também envolvidos no circo, ou de outros artistas que tiveram relações afetivas no projeto e que seguiram suas vidas dedicadas ao circo.

São cerca de 300 fotos selecionadas entre as centenas de registros existentes no Circo da Alegria. “Sempre tivemos a preocupação de registrar todos os momentos. Teve anos em que a exposição de fotografias era o que tinha sido mostrado no ano anterior. Por isso foi muito difícil selecionar entre os diversos registros aqueles que retratassem melhor as relações afetivas dos artistas, dentro da limitação de espaço e de recursos que tínhamos”, comenta Tânia Piazetta. Das 300 fotos, 170 foram impressas para a exposição.

Elas estão dispostas em araras, como se fossem roupas do figurino de cada artista. Para ver, os visitantes terão que escolher entre uma e outra, puxar para frente ou para o lado, como se fossem roupas em cabides, os figurinos dos artistas pendurados na arara, algo comum para quem está acostumado a subir no palco. Entre os artistas retratados estão o casal Sandro e Eliane, que se conheceram no circo, casaram e tiveram uma filha, Nicole, que também está seguindo o mesmo caminho dos pais. Eles se conheceram no picadeiro e tiram do circo o seu sustento. A filha, hoje com 11 anos, também participa do projeto Circo da Alegria e está iniciando as suas atividades no Circo Ático, grupo profissional formado por egressos do Circo da Alegria. “O Circo tem esta magia de encantar a todos. A exposição, que retrata um pouco do dia a dia dos participantes, também mostra que encanta também os artistas”, observa Tânia, que mesmo aposentada , todo o ano se envolve na realização da Mostra e Festival. “Eu digo todo o ano que não vou me envolver, mas não tem como. Está no sangue”, revela.

A exposição também traz alguns depoimentos de ex-alunos, hoje atuando como artistas ou como instrutores de circo em outros projetos sociais, e suas impressões sobre o circo na época em que frequentavam o projeto. “São depoimentos muito ricos, que conseguimos resgatar e incluir na exposição”. A exposição permanece no hall de entrada do Teatro Municipal até o dia 30 de novembro.

A XIII Mostra de Circo Social e VI Festival Nacional de Circo de Toledo é uma promoção da prefeitura de Toledo, Secretaria de Educação Escola Municipal Anita Garibaldi/Circo da Alegria e conta com o apoio do Circo Ático e das secretarias municipais de Assistência Social, Cultura, Esporte, Administração e outros parceiros.

 

Com assessoria

Copyright © 2017 O Presente