Fale com a gente

Municípios Resgatado em 2008

Leão Gaúcho, do zoológico de Cascavel, morre aos 26 anos

Publicado

em

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Cascavel)

O leão Gaúcho morreu, nesta quarta-feira (18), aos 26 anos de idade, no Zoológico de Cascavel. O felino foi um símbolo na cidade da luta contra maus-tratos animais. Ele foi resgatado de um circo em 2008 e, desde então, vivia no zoológico da cidade.

Segundo a equipe veterinária, o leão não ficava mais exposto ao público por causa da idade e algumas limitações físicas. Após se aposentar, passou a ficar em um ambiente separado.

De acordo com o gerente de vida silvestre do zoo, Rodrigo Neca Ribeiro, nenhum animal deveria ficar em cativeiro, mas nem todos têm condições de serem reinseridos na natureza, como foi o caso do Gaúcho.

Conforme Ribeiro, no habitat natural, a vida média de um leão é de 11 anos. Se continuasse no circo, Gaúcho poderia ter uma vida ainda mais curta, mas com os cuidados do zoológico, ele chegou a quase 30 anos de idade.

“O zoo hoje tem um propósito muito claro. Acolhemos animais selvagens domesticados que foram resgatados ou abandonados, filhotes perdidos que não sobreviveriam sozinhos e animais feridos para recuperação. Precisamos dar a eles maior conforto e cuidados especiais. A missão mais difícil é a consciência humana”, disse o gerente.

Conforme a prefeitura, o felino será homenageado com um quadro no zoológico e a história dele será transformada em material educativo, para que os visitantes entendam a importância do local de acolhimento dos animais.

 

Com G1

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente