Fale com a gente

Municípios Unidade de Conservação

Mais de 50 brigadistas atuam no quarto dia de incêndio no Parque Nacional de Ilha Grande em Guaíra

Publicado

em

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaíra)

Mais de 50 brigadistas atuam, nesta sexta-feira (20), no combate ao incêndio no Parque Nacional de Ilha Grande, em Guaíra. Este é o quarto dia de trabalhos, pois o fogo começou na terça-feira (17).

O Parque Nacional de Ilha Grande é uma Unidade de Conservação (UC) que fica na divisa entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul. A área é rodeada pelo Rio Paraná.

Conforme o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que é responsável pela gestão do parque, 53 brigadistas do Paraná e de Brasília (DF) estão em campo.

Na tarde de quinta-feira (19), o incêndio se concentrava na parte sul da ilha. Nesta sexta, com avanço lento, o fogo está se deslocando contra o vento para a região norte do parque.

Segundo o ICMBio, até a publicação desta reportagem, a causa do incêndio não tinha sido confirmada, mas as observações indicam de que foi provocado por ação humana e não natural, que pode ter sido acidental ou não.

De acordo com a prefeitura, até esta sexta-feira, o tamanho da área atingida não havia sido estimado.

“Estamos fazendo o patrulhamento ostensivo, as equipes da Operação Hórus, que faz o bloqueio do Rio Paraná, porque recebemos denúncia que os caçadores estão se aproveitando da fragilidade dos animais, que estão fugindo do incêndio. Se a gente pegar algum caçador com espingarda ou alguma arma, vai ser levado para a autoridade competente”, disse o aspirante Alberto, do Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom).

No dia 8 de agosto desde ano, o fogo também atingiu a ilha na região Noroeste do Paraná. Em 2019, mais da metade da área da unidade foi destruída.

 

O parque

O Parque Nacional de Ilha Grande abriga os biomas de Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal. A área compreende nove municípios, sendo cinco do Paraná e quatro do Mato Grosso do Sul.

Por ser uma área de preservação ambiental praticamente intocada, é conhecida como o Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná.

O parque conta com lagos, cerca de 180 ilhas e ilhotas, além de sítios históricos da época da ocupação dos índios Xetá e de cidades jesuíticas.

Com uma rica diversidade de plantas e animais, a unidade de conservação atrai pesquisadores de todo o país.

 

Com G1

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente