Fale com a gente

Municípios Segurança

Pato Bragado ganha sistema de videomonitoramento

Publicado

em

(Foto: Marili Koehler)

A Secretaria de Administração de Pato Bragado concluiu, na semana passada, os trabalhos de instalação de câmeras de videomonitoramento na cidade. Ao todo, foram colocadas 35 câmeras, sendo 13 LPR de identificação de placas e 22 de gravação de imagens, pela empresa Arrias & França – Tecsel, vencedora da licitação de tomada de preços 022/2020.

As câmeras foram colocadas em pontos estratégicos como um projeto-piloto da lei municipal nº 1.698, de 29 de setembro de 2020, que dispõe sobre a instalação e operação de sistema de videomonitoramento no município.

Na última sexta-feira (19), o prefeito Leomar Rohden (Mano) esteve presente no Destacamento da Polícia Militar (PM) de Pato Bragado, juntamente com o vice-prefeito e secretário de Saúde, John Nodari, presidente da Câmara de Vereadores, Ademir Kochenborger, secretário de Administração, Allan Vinícius Kotz, secretário de Planejamento, Lucas Blatt, e os servidores do Departamento de Tecnologia e Sistemas de Informação para receber o treinamento de usabilidade do sistema de gestão das câmeras de videomonitoramento, ministrado pelos profissionais da empresa Tecsel.

 

Período de teste

O sistema de videomonitoramento passará por um período de teste de dez dias de homologação, até que a entrega efetiva seja aceita. O projeto será acompanhado e avaliado pela Secretaria Municipal de Administração, que analisará a necessidade de alteração, exclusão e inclusão de novos pontos ao longo de sua execução.

O secretário de Administração informa que foi disponibilizado ao Destacamento da PM uma central de videomonitoramento com quatro monitores de 40 polegadas para melhor visualização das imagens simultâneas. “Temos um compromisso com a segurança do patrimônio público e do povo bragadense, sabemos que atualmente a PM está passando por dificuldades em relação ao contingenciamento de pessoal, e a central de videomonitoramento que estamos disponibilizando poderá ajudá-los no cumprimento de seu dever, inclusive monitorando os espaços públicos para evitar danos ou eventuais aglomerações por conta da crise que estamos vivenciando”, enfatiza o secretário.

As imagens gravadas pelas câmeras serão armazenadas pelo prazo de 30 dias, conforme os serviços contratados.

A administração municipal enfatiza que utilizará essas imagens para o monitoramento e proteção do patrimônio público, bem como nas necessidades das atividades e ações das secretarias municipais, de acordo com a lei municipal, nº 1.698/2020. Caso algum cidadão necessite consultar essas imagens deverá se dirigir ao Destacamento da PM local e lavrar, se necessário, o boletim de ocorrência.

Câmeras foram colocadas em pontos estratégicos para monitoramento e proteção do patrimônio público (Foto: Marili Koehler)

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente