Fale com a gente

Municípios Futuro melhor às comunidades

“PTI vai ser generoso com empresas de perfil inovador”, afirma Colombo

Segundo ele, PTI é um ecossistema que conecta instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais

Publicado

em

Irineu é presidente do PTI. Itaipu foi tema do terceiro painel (Foto: Divulgação)

“O Parque Tecnológico Itaipu vai ser generoso com empresas inovadoras e com startups conectadas à busca por um futuro melhor às suas comunidades”, disse o presidente do PTI, Irineu Colombo, durante o painel Itaipu e sua atuação regional. Ele representou a binacional durante o 1º Fórum Econômico e Político do Oeste do Paraná, realizado no dia 16 de junho, no Auditório Cascavel, na Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic), em Cascavel.

Colombo lembrou que o PTI, que funciona em área da hidrelétrica, em Foz do Iguaçu, é um ecossistema que conecta entidades como instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais. “A função dele, que tem a Itaipu como sua maior parceira, é promover sinergia e troca de conhecimentos em favor do desenvolvimento de soluções para a comunidade”, destacou o presidente, que é professor há muitos anos e foi deputado federal.

O PTI conta com 11 competências: incubação, turismo sustentável, ciência e educação, estrutura de barragens, questão energética, inteligência e gestão territorial, segurança cibernética, tecnologias abertas e internet das coisas, desenvolvimento de negócios, arquitetura e engenharia. Atualmente, a estrutura conta com 506 colaboradores e 80 empresas incubadas. O Parque participa do ecossistema Iguassu Valley e é um dos parceiros da Coopavel no Espaço Impulso, hub de inovação para o agronegócio inaugurado em fevereiro de 2022.

Fundos

Durante o Fórum Oeste, Irineu Colombo informou sobre três fundos a partir dos quais o PTI injetará recursos para dar apoio a startups e a empresas inovadoras. São eles: FozVentures, Fundo Bossa Nova e Wow. “Estamos muito animados com as possibilidades que essas parcerias vão abrir em uma área importante para o presente e o futuro, que é a inovação”, conforme Colombo.

Representando o presidente da Itaipu no Fórum, Irineu Colombo informou que a hidrelétrica seguirá por três eixos preferenciais: sustentável-ambiental, social e infraestrutura. Ele citou as negociações em torno do Anexo C, cuja vontade da diretoria brasileira é pela redução da tarifa (porém, do lado do Paraguai, a intenção é oposta). Pelo acordo em vigor, o Brasil tem que comprar o excedente de energia da binacional. Segundo Colombo, a Itaipu se prepara para novos investimentos conforme seu planejamento estratégico.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente