Fale com a gente

Municípios Ação ambiental

Quatro-pontenses serão fiscalizados sobre uso correto do saco de rafia

Publicado

em

Diretora do Departamento de Ação Ambiental, Rosa Maria Sulzbach: “O saco de rafia é patrimônio público e por isso não pode ser vendido, doado ou utilizado para outros armazenamentos” (Foto: Divulgação)

O Departamento de Ação Ambiental de Quatro Pontes fiscalizará os munícipes sobre o uso correto do saco de rafia, mediante sorteio de dez a 20 residências por semana. A ação integra um projeto de coleta seletiva, que em 2019, ainda, emanou na distribuição de sacos de rafia, por meio da Associação Quatro-pontense de Catadores (AQC), a partir de um convênio com a Itaipu Binacional. Cada família recebeu um saco de rafia para colocar o lixo reciclável. Os quatro-pontenses também podem usar o saco plástico azul para a mesma finalidade.

Quem, inclusive, tem dois ou mais sacos de rafia deve devolver para que a coleta siga de forma correta, sendo que para suprir a falta o departamento está entregando sacos de ração.

“Estamos sem sacos de rafia. Vários já se estragaram e alguns munícipes estão com mais de um, usando, inclusive, para outros fins. Eles são de uso exclusivo para reciclados e precisam ser devolvidos. Para quem não tem sacos de rafia, solicito que coloque os materiais em sacos plásticos de cor azul, que podem ser comprados em supermercados, ou em caixas de papelão para que a Tecnurbe faça a recolha dos mesmos”, menciona a diretora Rosa Maria Sulzbach.

Ela diz que quando a prefeitura tiver novos sacos de rafia, eles serão repassados à população. “O saco de rafia é patrimônio público e por isso não pode ser vendido, doado ou utilizado para outros armazenamentos”, destaca, acrescentando: “Faremos uma fiscalização para verificar o que o munícipe tem colocado no saco de rafia e no saco azul de plástico. Ou seja, queremos saber se os materiais têm sido separados corretamente. A população deve depositar nele exclusivamente o que é reciclável, como plástico, vidro, papel e metal. Caso sejam verificados lixos, detritos ou qualquer outro tipo de objeto, o cidadão vai ser orientado e se ressentir será notificado. Todos devem colaborar com os catadores”.

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente