Fale com a gente

Municípios Pré-candidato

“Se tiver consenso, encaro a missão”, diz Trento sobre eleição do Conselho dos Lindeiros

Publicado

em

Pré-candidato a presidente do Conselho dos Lindeiros, prefeito de Guaíra, Heraldo Trento: “Quem é presidente não pode esquecer de defender os interesses da região, dos municípios lindeiros como um todo. Pautas individuais cada um verifica com a coordenação da Itaipu” (Foto: Arquivo/OP)

Prefeito reeleito do município de Guaíra, Heraldo Trento (DEM) pretende ser candidato a presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

Em entrevista ao O Presente, ele diz que deixou registrada a sua intenção em concorrer à presidência da entidade durante recente reunião de prefeitos, em Foz do Iguaçu. “Inclusive o diretor da Itaipu, general (Joaquim) Silva e Luna, esteve presente. O prefeito Mano (Leomar Rohden, atual presidente), de Pato Bragado, disse que eu seria um bom representante e então confirmei que se houver consenso, sem bate-chapa, encaro esta missão. Vamos aguardar os próximos dias, quando este assunto deve ser tratado. Se houver consenso tudo bem, do contrário não tenho interesse”, declarou ao O Presente.

A eleição para escolha da nova diretoria do Conselho dos Lindeiros estava inicialmente agendada para o próximo dia 23, mas deve ser realizada em outra oportunidade em respeito ao novo decreto do Estado do Paraná para evitar a propagação do coronavírus.

 

CONSULTA

Trento comenta que pediu ao atual presidente para ele consultar os demais integrantes da entidade e verificar se há interesse em seu nome para a presidência. “Se houver, em seguida haverá um amplo diálogo para definição de quem vai compor a futura chapa. Se houver consenso, colaboração e entendimento, coloco meu nome à disposição, senão me resguardo, pois avalio que uma disputa não é legal”, menciona, acrescentando: “Definições devem ocorrer até dia 20 ou logo depois para ser confirmada data e o registro da chapa”.

 

UNIÃO

Na sua opinião, é essencial a união dos prefeitos lindeiros para que pautas regionais importantes possam ser trabalhadas, caso da extensão dos royalties de Itaipu, previstos para acabar em 2023. “Devemos conversar agora para conseguir prorrogar os royalties. O Tratado de Itaipu foi bem aprofundado e sou conhecedor, portanto penso ter muito a contribuir. Primeiro a garantia de que estes recursos continuem a ser distribuídos aos Lindeiros. Segundo é que os critérios devem ser profundamente avaliados”, pontua.

Trento expõe que cerca de 75% da receita de Itaipu vai para o financiamento da obra, daí o porquê dessa data. “O tratado foi criado em 1973 e no ano de 2023 acaba a dívida que consome 75% do orçamento geral. Imagina quanto de recurso a Itaipu vai ter. Como sou estudioso, conhecedor do tratado, me coloquei à disposição para ‘brigar’ pelos Lindeiros, se houver consenso, senão continuo contribuindo com ideias”, reforça.

 

PAUTAS

O pré-candidato a presidente dos Lindeiros menciona que a diretoria de Itaipu solicitou que cada prefeito aponte pautas regionais. “Muitas delas são convergentes, a da saúde, por exemplo, uma vez que o Hospital Costa Cavalcanti foi inteiramente construído pela Itaipu e atende muito bem o entorno de Foz do Iguaçu, mas temos Santa Helena, Marechal Cândido Rondon e Guaíra, então cabe um segundo hospital para comportar toda demanda. Essa pauta interessa a todos”, enaltece.

 

INTERESSES REGIONAIS

Trento destaca que o presidente do Conselho dos Lindeiros, indiferente de quem for, precisa defender os interesses da região como um todo. “Pautas individuais cada um verifica com a coordenação da Itaipu, mas nós, enquanto Lindeiros, precisamos trabalhar pautas em benefício de todos os municípios”, enfatiza.

Outra pauta lembrada por ele é uma rodovia duplicada com ciclofaixa ao lado beirando o Lago de Itaipu, começando em Marechal Rondon e seguindo a São Miguel do Iguaçu, fazendo conexão com a BR-277, que será duplicada. “Tem de fazer nas cidades os devidos, contornos, porque não se pode imaginar uma pista dupla dessa passando dentro de Pato Bragado. É necessário haver um contorno, pois caminhões de porcos e frangos não podem passar no centro da cidade. Outro exemplo envolve a rodovia de Santa Helena a Medianeira, que deve ser readequada”, expõe.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente