Fale com a gente

Paraná Alerta do Simepar

Agrometeorologista comenta fenômeno da geada negra que pode cair sobre o Paraná nesta semana

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

As baixas temperaturas no Paraná fizeram com que o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) emitisse alerta sobre riscos de geadas em algumas regiões do Estado de terça (17) a quarta-feira (18) desta semana. Dentre os temores de pessoas que vivem em área rural está a chamada “geada negra”.

Conforme o agrometeorologista Reginaldo Ferreira, o fenômeno, que não cai sobre o Paraná há 47 anos, ocorre normalmente durante o dia, quando massa de ar fria e pesada passa através das plantas e congela células, o que resulta na morte das espécies. “A geada negra é diferente da geada branca, que normalmente acontece durante a noite e somente pela manhã o efeito é visto”, aponta o profissional.

Apesar dos danos, Reginaldo ressalta que as geadas eliminam doenças e grande quantidade de microorganismos danosos à saúde humana. “Ela faz com que tenhamos uma primavera mais sadia, mas a geada negra assusta mais ainda, porque essa massa de ar frio acaba eliminando as plantas com muito mais intensidade”, considera.

Último registro da geada negra marcou o Estado com estragos em 18 de julho de 1975.

Agrometeorologista Reginaldo Ferreira: “A geada negra é diferente da geada branca, que normalmente acontece durante a noite e somente pela manhã o efeito é visto”

 

Alerta do Simepar

Na quarta-feira  (18), com a intensificação dos ventos, e mesmo com as temperaturas baixas, as condições para a formação de geada ainda dependem muito da ação dos ventos, porém, não se descarta a ocorrência principalmente em regiões de vales.

Segundo o Simepar, o vento mais “gelado” pode causar intensa sensação de frio na metade Sul do Estado e ainda há chance de ocorrência de geada negra.

 

Com Catve

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente