Fale com a gente

Paraná Redução de 12,11%

Com 1,1 mil assassinatos, mortes violentas diminuem no Paraná nos primeiros sete meses de 2021

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Entre janeiro e julho de 2021, o Paraná registrou 1.117 assassinatos e teve redução de 12,11% no total de mortes violentas, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

As informações foram repassadas ao G1 via Lei de Acesso à Informação (LAI) pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-PR), e contabilizam vítimas de homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal com morte. Conforme os dados, foram registradas no estado, no mesmo período do ano anterior, 1.271 mortes por esses crimes. No período analisado, o estado registrou queda em todos os tipos de assassinatos analisados:


(Foto: Reprodução G1)

Considerando as mortes por feminicídio no estado, houve redução de 7,14%. Foram 42 mulheres assassinadas nos primeiros sete meses de 2020, total que caiu para 39 vítimas no mesmo período deste ano.

De acordo com a Sesp-PR, os dados de feminicídios já estão inclusos no total de homicídios dolosos.

O levantamento sobre vítimas de feminicídios no estado passou a ser informado pela secretaria em maio de 2020. A informação antes era divulgada junto com os dados de homicídios.

 

Julho

Na comparação dos dados registrados no mês de julho de 2021, com o mesmo mês do ano anterior, os números também apontam queda nos registros de mortes violentas no estado.

Em julho deste ano, foram 125 assassinatos no Paraná, enquanto que, no ano anterior, houve registro de 143, uma redução de 12,5%.

O estado teve queda de 6,92% nas mortes por homicídio doloso: caiu de 130 para 121 mortes no mês. O total de vítimas de latrocínio (roubo seguido de morte) diminuiu de oito, em julho de 2020, para quatro, no mesmo mês, neste ano.

Ainda conforme o levantamento, o Paraná não registrou vítimas de lesão corporal com morte em julho deste ano. No mesmo mês, do ano anterior, foram cinco.

Os feminicídios aumentaram na comparação entre os dois meses: foram três vítimas em julho de 2020, e quatro mulheres mortas no mesmo mês deste ano.

 

Monitor da Violência

O levantamento nacional dos dados de mortes violentas faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

 

Com Agência de Notícias do Estado do Paraná

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente