Fale com a gente

Paraná Inverno rigoroso

Institutos confirmam neve e chuva congelada em Curitiba. Veja vídeos

Publicado

em

(Foto: Reprodução/Twitter)

O Instituto MetSul confirmou a ocorrência de neve e chuva congelada na Região Sul de Curitiba e também em Campo Largo, na Região Metropolitana. O registro ocorreu na sexta-feira (21).  “Em pontos de Curitiba, a precipitação invernal ocorre na forma de chuva congelada e em outros na forma de neve. Pequenas diferenças de cota de altitude influenciam”, publicou o MetSul pelo Twitter, junto com vídeos encaminhados por internautas. Na capital, um dos registros, feito por Jeferson da Luz,  e publicado pelo Metsul foi no Contorno Sul, entre a BR-116 e a entrada de Araucária, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Outros registros foram no Sítio Cercado.

“No início da noite, em call com o coordenador da previsão do Inmet em São Paulo, Marcelo Schneider, discutimos que ponto de orvalho em Curitiba era -1°C e fazia 4°C. E com a atmosfera não saturada de umidade, floco de neve se conserva e estava propício a nevar. Aconteceu!”, afirmou o Metsul no Twitter.

Já o Instituto Simepar publicou também no Twitter relato de provável chuva congelada entre os bairros Jardim das Américas e Uberaba, também em Curitiba. Internautas também publicaram  no Facebook  possível neve nos bairros Xaxim e Jardim Américas.

Curitiba só havia registrado neve em 1973 e 2013. Os institutos Somar Meteorologia e Simepar confirmaram na tarde de sexta-feira que a Região Metropolitana de Curitiba registrou a queda de flocos de neve com chuva congelada. O episódio teria acontecido no Morro do Araçatuba, em Tijucas do Sul, durante a manhã de sexta. Por meio de seu perfil oficial no Twitter, o Simepar publicou a imagem de um boneco de neve feito justamente nesse morro. No texto, os meteorologistas ainda escreveram “Confirmação: a neve chegou no Paraná”.

Segundo o Metsul, como a massa de ar frio gradualmente enfraquece nas próximas horas, as chances de novas “nevascas” diminuem progressivamente neste sábado (22), mas as previsões de geada sem mantinham.

A capital teve na sexta a tarde mais fria da história desde 1997, quando o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) começou a medir as temperaturas. A máxima registrada nesta tarde foi 5,3°C. O recorde anterior era do dia 23 de julho de 2013, dia em que nevou em Curitiba, quando a tarde registrou máxima de 5,6°C.

Depois da euforia da neve que não chegou nem a Curitiba, Palmas e General Carneiro, somente a Tijucas do Sul, a previsão para sábado era de geada e forte entre as regiões Oeste, Sul, Centro-Sul e RMC ainda por conta da massa de ar frio sobre o Paraná.

 

 

 

 

Com Bem Paraná

 

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente