Fale com a gente

Policial Pente fino

Após fuga, Depen realiza bate-grade na cadeia pública rondonense

Com a fuga de hoje, trabalho do Departamento Penitenciário será ainda mais minucioso, um pente fino procurando por qualquer tipo de ferramenta utilizada pelos presos

Publicado

em

Fotos: Mirely Weirich/OP

Após a fuga de seis presos que conseguiram escapar da carceragem da cadeia pública de Marechal Cândido Rondon no início da tarde desta terça-feira (22), sendo que três deles já foram recapturados pelas equipes da Polícia Militar e Civil, o Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen), por meio da Seção de Operações Especiais (SOE),  realiza agora uma operação “bate-grade” na carceragem, a contenção dos presos e o reparo no local em que os seis detentos fugiram.

O SOE integra o quadro efetivo do Depen e participa do grupo de elite para intervenção em ambiente prisional, imobilização, gerenciamento de crise, manutenção e manejo de armamento e tiro, direitos humanos, entre outros.

Conforme informações do delegado de Polícia Civil, Diego Valim, o Depen já estava acionado para vir a cadeia pública rondonense desde a madrugada de segunda-feira (21), quando uma tentativa de fuga foi notada pelos agentes da cadeia pública e contida pela equipe junto ao apoio de policiais. “Antes da chegada do Depen, no entanto, esses seis presos conseguiram burlar a vigilância dos plantonistas e se evadiram da cadeia. Três foram recapturados e as equipes ainda estão nas ruas em busca dos demais”, ressalta o delegado.

De acordo com informações apuradas pela reportagem de O Presente, uma mulher, que diz ser esposa de um dos fugitivos, foi conduzida a carceragem. A suspeita da polícia é de que ela tenha auxiliado a fuga dos detentos. “Com essa fuga, o trabalho do Depen será ainda mais minucioso, um pente fino procurando por qualquer tipo de broca ou ferramenta utilizada pelos presos para fazerem o buraco pelo qual fugiram”, explica Valim.

A saída dos presos aconteceu por um estabelecimento comercial que fica ao lado da cadeia, por volta das 13h15 de de hoje.

O trabalho do Depen não tem previsão para acabar e, conforme Valim, os agentes do SOE só devem deixar a carceragem rondonense quando a “cadeia estiver em ordem novamente”.

Copyright © 2017 O Presente