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Bolsonaro visita obras de ponte na fronteira com Paraguai e fala em ampliar produção de pescados

Obra deve ser concluída até novembro deste ano

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Candidato do PL à reeleição afirmou que inauguração da Ponte da Integração deve ocorrer até o fim deste ano. Ele se encontrou com o presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez (Foto: Rádio Cultura Foz)

O presidente Jair Bolsonaro visitou nesta quarta-feira (31) as obras da Ponte da Integração em Foz do Iguaçu, na fronteira do Brasil com o Paraguai. No local, ele se encontrou com o presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez.

Em entrevista, o candidato do PL à reeleição disse que estuda zerar impostos federais sobre rações utilizadas na piscicultura e ampliar a produção de pescados no Lago de Itaipu.

“Uma coisa muito importante, tá em andamento com o Marito, com o Parlamento paraguaio também, é a piscicultura no Lago Itaipu. Temos a capacidade de aumentar, o lado do Brasil, em até 40% sua produção de pescado. Antevendo esse boom [crescimento], nós já estamos em contato com a equipe econômica para zeramos todo e qualquer imposto para ração”, afirmou Bolsonaro.

Ele também disse que a Ponte da Integração deve ser inaugurada até o fim deste ano e que ajudará a “desafogar” a Ponte da Amizade.

“Uma obra pretendida aqui há mais de cinquenta anos. Começamos em 2019, participação da Itaipu Binacional. É o maior vão da América do Sul ou da América Latina e vai ajudar muito o nosso relacionamento com o Paraguai”, declarou.

Ao lado de Mario Abdo Benítez, Bolsonaro afirmou que o Paraguai é um país que “interessa” ao Brasil, por ser “democrático e cristão” e ter um presidente “que defende a família”.

O tratamento conferido por Bolsonaro a Benítez destoa do que o presidente brasileiro tem dado a governantes de Argentina, Chile e Colômbia – que são de esquerda.

O presidente brasileiro citou ainda, durante entrevista, investimentos em ferrovias e destacou as medidas aprovadas pelo Congresso, com apoio da base governista, que colaboraram para a redução dos preços dos combustíveis.

Na agenda em Foz do Iguaçu, Bolsonaro estava acompanhado de Ratinho Junior (PSD), governador do Paraná e candidato à reeleição. Além das obras da Ponte da Integração, a comitiva visitou a Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Motociata em Curitiba

À tarde, Bolsonaro saiu de Foz do Iguaçu e foi para Curitiba, onde participou de uma motociata de apoiadores até o centro da cidade.

Por volta das 17h, participou de ato no Calçadão da Rua XV de Novembro ao lado do candidato à reeleição ao governo do Paraná, Ratinho Junior (PSD), do líder do governo na Câmara e candidato à reeleição, Ricardo Barros (PP), e de outros parlamentares e candidatos.

Na sequência, a comitiva de Jair Bolsonaro seguiu para uma churrascaria em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), onde participa de jantar promovido pela Frente Parlamentar da Agricultura (FPA).

A obra

A obra começou em 2019, em uma parceria entre a Itaipu Binacional, comandada por Brasil e Paraguai, e o governo do estado do Paraná. Todo o investimento, cerca de R$ 463 milhões, está sendo bancado pela empresa de energia, considerando obras da estrutura, desapropriações e a construção de uma perimetral no lado brasileiro, que ligará a ponte à BR-277, em Foz do Iguaçu. A obra está sendo executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR).

No lado paraguaio, a ponte chegará ao município de Presidente Franco. Ela terá 760 metros de comprimento e um vão livre de 470 metros, o maior da América Latina. Serão duas pistas simples com 3,6 metros de largura, acostamento de três metros e calçada de 1,7 metro nas laterais.

Brasil e Paraguai já são ligados pela Ponte da Amizade, entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, inaugurada em 1965. Ela segue como o principal corredor logístico entre Brasil e Paraguai, mas há anos está sobrecarregada. Além da circulação de pessoas, a ponte concentra o trânsito de caminhões. Com a nova ligação, a Ponte da Amizade ficará exclusiva para veículos leves e ônibus de turismo, enquanto a Ponte da Integração receberá o transporte de carga. Ao final da obra, ela será administrada pelo governo do Paraná.

Uma terceira ponte também está em construção, ligando os dois países, desta vez entre Carmelo Peralta, no Paraguai, e Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul. Essa obra também tem parte de sua execução financiada pela Itaipu Binacional e deverá facilitar o acesso do Brasil aos mercados do Oceano Pacífico.

Com G1 e Bem Paraná

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