Fale com a gente

Política Entrevista ao O Presente

“Temos condições de fazer um excelente trabalho em prol de Maripá”, afirma Rodrigo Schanoski

Publicado

em

Candidato a prefeito Rodrigo Schanoski: “Meu desejo é ser prefeito para melhorar a vida das pessoas, seja de quem está no campo, seja de quem está na cidade, além daqueles que mais necessitam, e, acima de tudo, elevar ainda mais o nome de Maripá, um município consolidado não só no Estado do Paraná, mas no Brasil” (Foto: Divulgação)

Engajado e determinado, Rodrigo Schanoski (PL) tem corrido atrás de um sonho que alimenta dentro de si: tornar-se prefeito de Maripá.

Candidato à majoritária da coligação “Maripá avança com tua gente”, ao lado de Janaína Müller Geraldi (Progressistas), ele tem usado a sua experiência de 18 anos no serviço público para convencer o eleitor de que pode fazer uma excelente gestão em prol do município. “Temos capacidade, conhecimento e, junto da professora Janaína, condição de fazer muito mais por Maripá”, destaca.

Em entrevista ao O Presente, Schanoski fala sobre a sua primeira experiência como candidato e a receptividade por parte dos eleitores. Também aponta as áreas que pretende priorizar, se eleito, e os desafios que visualiza para a gestão pública no pós-pandemia. Confira.

 

O Presente (OP): O senhor tem experiência no serviço público, contudo esta é a sua primeira eleição e já como candidato a prefeito. Como é estar na linha de frente? Como tem sido a experiência?

Rodrigo Schanoski (RS): Tem sido uma experiência de grande aprendizado. Estamos percorrendo todo o município e conversando com as pessoas. Por conhecermos muito bem o nosso município e suas demandas, tem sido muito positivo. As pessoas sabem do nosso trabalho, da nossa caminhada e da nossa competência. Ser servidor público por 18 anos facilita muito nosso trabalho e nossa caminhada durante o processo eleitoral.

 

OP: Como está sendo a recepção por parte dos eleitores?

RS: Está sendo fantástica. Estamos muito felizes pela acolhida. As pessoas do nosso município são educadas e compreendem a importância desse momento democrático que é o processo eleitoral, por isso estamos passando por todas as propriedades, por todas as casas e conseguindo dialogar bastante. A população quer que o diálogo aconteça e está sendo muito receptiva, ouvindo nossas propostas para os próximos quatro anos e contribuindo para o nosso aprendizado, trazendo a visão de cada um para construirmos juntos um município ainda melhor.

 

OP: Como é fazer campanha ao lado da sua vice, professora Janaína Geraldi, que pela primeira vez disputa um cargo público?

RS: É sempre uma alegria poder estar ao lado da Janaína devido à sua competência, dedicação e experiência na vida pública, principalmente em relação à educação do nosso município. Vale lembrar que com o esforço dela e de toda sua equipe, Maripá hoje atingiu uma excelente nota no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e assim pretendemos continuar. Assim como eu, Janaína também concorre pela primeira vez, mas sempre foi uma pessoa que teve uma liderança na comunidade, foi professora, diretora de escola, esteve à frente da pasta de Educação, Cultura e Desporto, muitos projetos desenvolvidos na área do esporte e da cultura, então ela tem somado muito em nosso processo.

 

OP: Por que o senhor deseja se eleger prefeito de Maripá?

RS: Ser prefeito é uma oportunidade para poucas pessoas, por isso me sinto muito feliz e honrado de ter chegado até aqui. Entendo que ser prefeito é uma missão: proporcionar a melhora na qualidade de vida das pessoas e isso requer muita responsabilidade e seriedade. Desde criança fui muito envolvido na comunidade e tenho no sangue essa vontade, pois venho de uma família que já teve participação no processo político, meu avô e meu pai foram vereadores em Maripá e a gente sempre se importou com a questão política. O fato de eu ter ingressado cedo na prefeitura me deu a condição de perceber o quanto o processo político faz a diferença na vida das pessoas e é com esse intuito que me coloco à disposição. Aprendi muito nesses meus 18 anos como servidor, sei como tocar a máquina pública da melhor forma possível, então, vendo todas as possibilidades, conhecendo nosso município, eu encaro este desafio com muita garra e com muita honra porque sei que tenho condição de fazer ainda mais pela nossa população.

 

OP: Servidor público com 18 anos de carreira, o senhor tem a sua experiência na administração municipal como um dos pontos positivos da sua candidatura. Por outro lado, uma das críticas de seus adversários políticos é que um eventual governo seu seria continuidade de um grupo que está há oito anos na prefeitura. Qual argumento o senhor tem apresentado em relação a isso?

RS: Este grupo está há oito anos na prefeitura porque mostrou que faz um bom trabalho. O prefeito Anderson Bento Maria foi reeleito com 72,10% dos votos em 2016, tornando-se o primeiro prefeito reeleito de Maripá. Tenho orgulho em dizer que fiz parte desta gestão, que pude contribuir nestes oito anos e também estamos cientes do que ainda é preciso melhorar. Maripá pode avançar ainda mais. Só temos a somar, por isso a continuidade é positiva.

 

OP: Seu grupo tem quantos candidatos a vereador e pretende eleger quantos?

RS: Nosso grupo tem 20 candidatos a vereador e temos convicção que podemos fazer até sete cadeiras na Câmara. Digo isso pela qualidade dos nossos candidatos, pessoas que demonstram interesse em representar o município no Legislativo e têm vontade de fazer um bom trabalho em prol da nossa comunidade.

 

OP: Como está sendo feita esta campanha que não pode ter atividades com aglomeração?

RS: Estamos apostando nas redes sociais, porque por meio delas conseguimos atingir um público maior de uma só vez. Também estamos visitando as pessoas, sempre respeitando a questão do distanciamento, do uso de máscara e todos os cuidados necessários, bem como realizando reuniões nas comunidades, seguindo um plano de contingência que foi aprovado pelo Setor de Vigilância Sanitária do município, conforme as orientações da Promotoria Pública da Comarca de Palotina. Tudo tem sido muito positivo.

 

OP: Existe alguma área que o senhor e a Janaína pretendem dar uma atenção especial, caso eleitos?

RS: A geração de emprego é uma delas. Temos um município estratégico para a região e pretendemos atrair investidores. Para isso vamos implementar um parque industrial tecnológico, onde as empresas poderão se instalar, gerando emprego e renda. Outra área é a habitacional, por isso estamos lançando como proposta o Programa Municipal de Habitação para construção de casas populares tanto na sede quanto nos distritos. Também vamos continuar os investimentos na área rural e pretendemos avançar com a execução de pedra irregular e asfalto nas estradas do interior, além de buscar auxiliar os produtores quanto às agroindústrias. Outro setor é a saúde, fundamental quando falamos em melhorar a qualidade de vida das pessoas. Precisamos reorganizar a secretaria, disponibilizando um atendimento mais humanizado, engajando as equipes de trabalho. Precisamos dar mais atenção aos distritos, buscar minimizar as filas de consultas especializadas e exames. Essas são áreas importantes que vamos defender, sem deixar de lado os demais setores da administração pública.

 

OP: Quais setores os eleitores pedem para o senhor priorizar, caso eleito?

RS: Quem está no campo pede melhorias nas condições das estradas rurais e nos subsídios agrícolas. Quem está na cidade quer maior atenção na questão do emprego, principalmente a classe jovem, para que tenha mais oportunidades em nosso município. Já os empresários anseiam mais apoio e valorização do comércio. E a saúde pública é uma prioridade.

 

OP: Quais os principais desafios que o senhor enxerga para os próximos quatro anos no município?

RS: A gestão pública se depara com vários desafios, e estamos vivendo um novo momento. Não sabemos como será o pós-pandemia e como isso vai refletir na questão econômica, mas acreditamos que o município vai continuar tendo uma excelente arrecadação. Também encaramos como um dos maiores desafios a geração de emprego, além de melhorar e desburocratizar os serviços públicos prestados ao cidadão.

 

OP: Por que os eleitores devem votar no Rodrigo Schanoski?

RS: Porque conhecem a minha trajetória, a da minha família e, principalmente, pela minha capacidade, conhecimento e experiência em gestão pública. Junto com a professora Janaína, somos capacitados e temos condições de fazer um excelente trabalho em prol de Maripá, de dar continuidade ao bom trabalho que vem sendo feito e de avançar. Gestão pública se faz com conhecimento e diálogo com a população. Nossas propostas são baseadas na realidade do nosso município e do nosso orçamento. Tudo que está em nosso plano de governo é possível de acontecer e vai acontecer se formos eleitos.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente