Fale com a gente

Variedades Luto

Aos 81 anos, morre a cantora e compositora Miúcha

Publicado

em

Irmã de Chico Buarque e mãe de Bebel Gilberto, ela tratava de um câncer e sofreu uma parada respiratória após ser internada às pressas (Foto: Divulgação)

A cantora e compositora Miúcha morreu às 17h30 de quinta-feira (27), aos 81 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. Irmã de Chico Buarque e mãe de Bebel Gilberto, ela tratava de um câncer e sofreu uma parada respiratória após ser internada às pressas.

Miúcha, apelido de Heloisa Maria Buarque de Holanda, nasceu no Rio, e era filha do historiador e jornalista Sérgio Buarque de Holanda e da pintora e pianista Maria Amélia Cesário Alvim. Em 40 anos de carreira,  lançou 14 discos. Entre os trabalhos mais marcantes como intérpretes estão dois discos com Tom Jobim, em 1977 e 1979, e um álbum solo, “Miúcha” em 1989. Ela ficou mais conhecida como intérprete, mas também compôs algumas músicas como “Todo amor” (1980) e “No Carnaval de Olinda” (1982).

O velório e o enterro devem acontecer nesta sexta-feira (28), no cemitério de São João Batista, em Botafogo, no Rio de Janeiro.

 

Repercussão

Ruy Castro, escritor e colunista da Folha de S.Paulo

“Miúcha tinha uma qualidade rara entre cantoras: sabia exatamente o que estava cantando. Isso a fazia ir mais longe do que outras que podiam ter mais dotes vocais, mas não lhe chegavam nem perto como intérpretes.”

Cida Moreira, cantora

“Eu a conheci, bebemos juntas em tempos memoráveis no Rio de Janeiro. [Era] doce, leve, engraçada. Não quero dizer nada, o silêncio se impõe, majestoso.”

Daniela Mercury, cantora

“A sua música faz parte da minha vida.”

Marcelo Calero, ex-ministro da Cultura e deputado federal eleito pelo Rio de Janeiro

“Uma perda irreparável. Descanse em paz.”

 

Com Bem Paraná 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente