Fale com a gente

Variedades

Como estimular a prática de esporte nas crianças

Publicado

em

Divulgação

Ser criança é uma dádiva. Ter o dia inteiro para brincar e se divertir sem ter as preocupações de um adulto. Os pequenos têm energia de sobra, mas, infelizmente, nem sempre ela é gasta da melhor maneira. Confinados em apartamentos por ficarmos mais temerosos quanto à segurança, eles acabam não brincando da forma esperada.

A televisão e os dispositivos eletrônicos também têm um papel decisivo na falta de atividade física entre a criançada, que prefere passar longas horas olhando para uma tela e, quando interage, é na forma do arrastar de um dedo.

Estresse

Esse cenário é desastroso para o desenvolvimento infantil. Crianças sofrendo de estresse, ansiedade, distúrbios de atenção e obesidade enchem os consultórios médicos em busca de soluções.

Para compensar a ausência em casa, os pais também contribuem colocando-as em atividades durante todo o dia, o que acaba transformando diversão em responsabilidade e agravando o cenário já descrito.

Brincar é preciso

Os pequenos precisam brincar e também serem estimulados a fazê-lo, usando os recursos que já estão com eles: pernas, braços e imaginação. Aquelas brincadeiras mais simples e banais, como o pega-pega ou o esconde-esconde, são ideais para essa fase, mas a falta de segurança e de espaço impedem que sejam realizadas.

De nada adianta presentear a criança com uma bicicleta se não há um espaço onde ela possa ser utilizada, e o mesmo vale para uma bola ou uma raquete de tênis.

Mas também não se pode ficar parado sem fazer nada. Por isso, especialistas recomendam que os pais se utilizem da tecnologia a favor deles e dos pequenos, combinando um pouco de cada.

Vai caminhar com seu filho no shopping? Então, dê para ele um tênis com rodinhas acopladas. O pequeno irá realizar pequenas manobras durante a caminhada e gastará energia, além de se divertir no processo.

Seu filho quer jogar videogame? Então, invista em consoles e jogos que ofereçam algum tipo de atividade física dos jogadores. Alguns equipamentos conseguem transferir para a tela os movimentos realizados, transformando-os em algo grandioso para as crianças.

E quando os tombos acontecerem, nada de correr para o hospital. Não sendo nada grave, diga ao pequeno que quedas fazem parte e o incentive a continuar a brincar.

Interação

A tecnologia é uma ferramenta bastante útil, mas ela não substitui o principal elemento na educação de uma criança: as figuras materna e paterna. A simples leitura de um livro pode ser uma atividade muito mais divertida para uma criança se um dos pais estiver com ela no processo.

Se a criança está matriculada em uma arte marcial ou aula de dança, por exemplo, é importante que os pais compareçam sempre que possível às aulas, aos treinos ou às apresentações. É interessante também não seguir modelos arcaicos e permitir que cada criança expresse qual atividade mais lhe apetece.

Hoje, não é nada de mais um menino fazer balé ou uma menina jiu-jitsu, por exemplo. Lembre-se que a criança é um ser puro, e que a malícia está na cabeça dos adultos. Incentive-as a brincar mais e se divirta com elas.

Copyright © 2017 O Presente