Copagril
Variedades

Especialista dá dicas para não se endividar com a compra de aparelhos eletrônicos

Os indicadores atuais da economia podem frear muitos sonhos de consumo. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada no final de maio de 2017, mais da metade das famílias brasileiras estão endividadas. A compra de um celular, de uma nova TV ou de qualquer outro dispositivo eletrônico, nesse cenário, fica mais difícil.

Antes de tudo, saiba que os produtos mais recentes são mais caros, principalmente perto do lançamento. É por isso que, em muitos casos, vale mais a pena apostar em um modelo anterior, porque eles são mais baratos e funcionais.

Casa do Eletricista ESCAVAÇÕES

  Flávia Nazaré, sócia da iRicher consultoria em educação financeira com mais de 17 anos de experiência no mercado financeiro , dá cinco dicas para você economizar dinheiro e conseguir comprar o que quiser sem se endividar.

 

1) Conheça seus gastos atuais

 Esse é o primeiro passo para você descobrir para onde está indo seu dinheiro e em que área é possível reduzir ou cortar gastos. Aluguel, tarifa do banco, conta de celular, energia, mensalidades escolares, cafezinho, combustível, roupas, sapatos, academia… Tudo deve ser levado em conta para o cálculo.

 

2) Renegocie

 De acordo com a consultora, quando as pessoas pensam em economizar, na maioria das vezes o que elas fazem é cortar custos variáveis como lazer e restaurantes. No entanto, em muitos casos isso não se faz necessário se você tentar renegociar custos fixos com aluguel, educação e TV a cabo.

 

3) Reveja seu estilo de vida

 Seu custo de vida está muito alto? Talvez isso tenha a ver com o seus hábitos e com seu estilo de vida. “A conveniência de chegar em casa e ter seu carregador de celular já conectado pode estar lhe custando cerca de R$ 20,00 por mês, sabia? Imagine se na sua casa houver quatro pessoas fazendo isso?”, questiona Flávia.

 Ter um estilo de vida pautado no consumo consciente pode fazer você ter economias substanciais. Tomar banhos mais curtos e trocar as lâmpadas mais usadas por LED são exemplos de hábitos que você pode adotar para economizar dinheiro e colaborar com o meio ambiente.

 

4) Tente ganhar uma renda extra

 Aqui vale de tudo. Anuncie produtos que você não usa mais ou ofereça suas habilidades para realizar algum trabalho para um amigo. A tecnologia é uma grande aliada, porque, com ela, é possível encontrar sites confiáveis especializados na venda de produtos, sem contar os aplicativos de economia colaborativa como o AirBNB, que permite alugar um espaço em troca de uma renda extra.

 

5) Tenha foco

Essa pode parecer uma dica óbvia, mas não é. Para quem quer comprar um celular com um alto preço como o iPhone, é necessário ter muito foco. À medida que você economiza, pode ser tentador gastar essa quantia para outra finalidade. A não ser que seja uma emergência, o ideal é separar o valor para cada meta financeira.

Conteúdo exclusivo – Conversion

TOPO