Fale com a gente

Dom João Carlos Seneme

Felizes os servos que o Senhor encontrar vigilantes

Publicado

em

O Evangelho deste domingo apresenta o tema  da vigilância: o verdadeiro discípulo não fica de braços cruzados, acomodados e resignados, mas está sempre atento e disponível para acolher o Senhor. Ele acolhe os apelos de Deus e se empenha para construir o Reino.

O texto inicia ressaltando que o verdadeiro tesouro não se encontra nos bens deste mundo. Portanto, é bem-vindo todo o esforço necessário para descobrir onde ele se encontra: “Onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”. A resposta se encontra em três parábolas que acentuam a vigilância e prontidão. Jesus se dirige a todas as pessoas de boa vontade que o seguem e assumem a responsabilidade de se colocar a serviço dos irmãos; atitude que exige vigilância e prontidão. Aquele que for negligente, se cuidar de sua missão e usar as funções que lhe foram confiadas em benefício próprio colocará em risco a realização do Reino.

O Reino é dom de Deus entregue à comunidade dos que seguem Jesus. Ele conhece nossa fragilidade, mas confia em nossa capacidade e fidelidade. Não importa o tamanho de nossa responsabilidade e função; todos estão convocados a participar. O Reino começa a ser implantado onde os bens são partilhados com os necessitados. Tal atitude revela que sabemos onde se encontra o verdadeiro tesouro e que não estamos apegados aos bens materiais. Sabemos que eles devem ser usados para construir fraternidade e diminuir a distância entre ricos e pobres. A comunhão e a partilha fortalecem nossos laços comunitários, principalmente nos momentos de crise e dificuldade. A verdadeira felicidade do discípulo de Jesus não está nas riquezas, mas na realização do Reino: vida abundante para todos! À medida que as pessoas aprenderem a se doar nas pequenas coisas, poderemos compreender que é possível um mundo melhor para todos, mais fraterno e solidário. Desta maneira, já estamos experimentando o Reino de Deus acontecendo aqui e agora.

Iniciamos o mês vocacional. Neste domingo o destaque está na vocação ao ministério ordenado: diáconos, padres e bispos. Homens convocados por Deus a colocar suas vidas em total disponibilidade a Deus e aos irmãos. Eles oferecem a vida para construir pontes entre Deus e a comunidade. Vamos pedir ao Senhor da Messe que acompanhe os nossos consagrados, que eles sejam sempre firmes na resposta que deram a Deus sendo generosos e fiéis. Que nossas comunidades gerem novas vocações para continuar o projeto de Deus realizado por Jesus que nos amou tanto e deu a vida por nós!

Senhor, que o rebanho ao pereça por falta de pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres e diáconos. Dá perseverança aos nossos seminaristas. Desperta o coração dos nossos jovens para o ministério ordenado na vossa Igreja. Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder ‘Sim’. Amém.

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente