Fale com a gente

Brasil Cumprimento imediato

Defesa de Lula pedirá liberdade com base em decisão de Marco Aurélio

Publicado

em

Foto: Divulgação

 

O advogado Cristiano Zanin Martins afirmou que pedirá a liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com base na liminar concedida pelo ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal, que determinou que todos os presos após condenações em segunda instância devem ser soltos. “Vamos pedir o imediato cumprimento da decisão em relação ao ex-presidente”, disse.

Lula está preso desde o dia 7 de abril, após ser condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, no âmbito da operação Lava Jato. O petista foi sentenciado a 12 anos e 1 mês de prisão. A possibilidade de recursos aos tribunais superiores tem sido um dos argumentos dos advogados do ex-presidente para pedir sua libertação.

“Defiro a liminar para, reconhecendo a harmonia, com a Constituição Federal, do artigo 283 do Código de Processo Penal, determinar a suspensão de execução de pena cuja decisão a encerrá-la ainda não haja transitado em julgado, bem assim a libertação daqueles que tenham sido presos, ante exame de apelação, reservando-se o recolhimento aos casos verdadeiramente enquadráveis no artigo 312 do mencionado diploma processual”, escreveu Marco Aurélio.

A decisão do ministro do Supremo, tomada em uma Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) movida pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), não abrange presos que estejam detidos cautelarmente, isto é, cuja liberdade represente, por exemplo, risco de fuga ou de obstrução das investigações.

 

Com informações Veja

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente