Fale com a gente

Esportes Futebol

Em busca de ampliar vantagem na liderança, Abel Braga iguala técnico com mais jogos pelo Inter

Publicado

em

(Foto: Ricardo Duarte/Internacional)

A história de Abel Braga com o Internacional terá mais um belo capítulo escrito nesta quarta-feira (10), a partir das 19 horas, no duelo contra o Sport, no Beira-Rio, pela 35ª rodada do Brasileirão. Líder do campeonato e cada vez mais próximo do título, o treinador chegará a 337 partidas, mesmo número de Teté, histórico comandante da década de 1950, como o profissional com mais jogos à frente do clube gaúcho.

Abelão voltou ao Beira-Rio no início de novembro do ano passado. O ídolo colorado foi o escolhido pelo então presidente Marcelo Medeiros para substituir Eduardo Coudet, que assumiu o Celta de Vigo, da Espanha.

Após um início turbulento, eliminações na Copa do Brasil e Libertadores e afastamento por contrair o coronavírus, o técnico encontrou uma forma de atuar e mudou peças. O 4-1-3-2 com a marcação na saída de bola do adversário, habitual com Coudet, saiu de cena para o 4-1-4-1, com um posicionamento mais conservador.

O Inter abre mão da posse de bola e espera o adversário no campo de defesa. Rodrigo Dourado voltou ao time e virou o fiador do esquema. Não só dá sustentação ao sistema defensivo como inicia as jogadas e ainda aparece ao ataque. Já fez dois gols com o atual comandante.

 

TÉCNICOS COM MAIS JOGOS PELO INTER
Teté – 337
Abel Braga – 336
Cláudio Duarte – 306
Dino Sani – 271
Rubens Minelli – 225

Os garotos também ganharam protagonismo. Bruno Praxedes é o homem de ligação, o responsável por organizar as jogadas. Caio Vidal, que estava no sub-20, foi promovido e virou a aposta de velocidade e drible para superar a marcação dos rivais.

Thiago Galhardo, antes protagonista com Coudet, só fez um gol e não joga há praticamente um mês por conta de uma lesão muscular na panturrilha esquerda. Esteve para ser negociado com o Al-Hilal, mas o acordo não saiu. Neste período, Yuri Alberto teve ascensão fulminante. É o artilheiro da “era Abel”, com nove gols.

 

MUNDIAL, LIBERTADORES E “GRE-NAL DO SÉCULO”

Em alta na sétima passagem pelo Colorado, Abel busca dar mais um passo rumo ao título do Brasileirão. Caso vença o Sport nesta noite, o Inter reabre quatro pontos de distância ao vice-líder Flamengo, a três rodadas do término da competição.

A taça, aliás, não é inédita para Abel, campeão pelo Fluminense em 2012. Porém, virou ambição para ele no comando do clube gaúcho. Foi vice pelo Inter no Brasileirão de 1988 e em 2006, o mágico ano das conquistas da Libertadores e Mundial.

Mas é justamente o de 88 que mais mexe com os colorados. Abelão liderou o time após a histórica virada por 2 a 1 no “Gre-Nal do Século”, na semifinal. Deixou escapar o título ao perder para o Bahia na decisão.

 

 

ABEL BRAGA PELO INTER
336 jogos
188 vitórias
81 empates
67 derrotas
63,98% de aproveitamento
Títulos: Libertadores (2006), Mundial (2006) e Gauchão (2008 e 2014)

A conquista da Série A, cada vez mais próxima, seria a coroação para o técnico. Os três títulos imponentes e o topo do ranking de jogos à frente da equipe aumentariam ainda mais a relação de paixão com clube e arquibancada.

Só que o futuro de Abel acena para fora do clube. O contrato expira ao término do Campeonato Brasileiro. O Inter mantém o acordo com Miguel Ángel Ramírez para assumir no início da nova temporada.

No coração dos colorados, entretanto, o treinador seguirá eternizado. Nesta quarta, busca se aproximar do título diante do Sport, às 19 horas, no Beira-Rio. O Colorado lidera a competição com 66 pontos.

 

Com Globo Esporte

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente