Fale com a gente

Esportes Libertadores

Sem reforços, Cuca busca opções para driblar problemas no Santos e vê resultado em campo

Publicado

em

(Foto: Ivan Storti/Santos)

A falta de reforços no Santos, punido pela Fifa e impedido de registrar novos jogadores, faz o técnico Cuca “quebrar a cabeça” para encontrar soluções. Mas o treinador tem conseguido.

Na quarta-feira (06), na partida de ida da semifinal da Libertadores, contra o Boca Juniors, Cuca mudou um pouco a forma de jogar do Santos para resolver duas preocupações: a marcação no lado esquerdo e o setor de criação.

Com todos os jogadores à disposição, Cuca decidiu formar o meio de campo com Alison, Diego Pituca e o atacante Soteldo. Na ponta esquerda, Lucas Braga foi o escolhido. As alterações, agora, podem se tornar o “novo normal” no Santos.

Internamente, Soteldo é visto como um jogador mais ofensivo e sem tantas características que possam contribuir com a marcação no lado esquerdo da defesa do Santos. Marinho, por exemplo, está mais acostumado a ajudar o lateral-direito Pará.

Diante da LDU, na altitude de Quito, no Equador, Soteldo já havia sido escalado como meia para que Jean Mota ajudasse Felipe Jonatan na marcação do lado esquerdo. O armador, porém, sentiu o desgaste e acabou substituído, mas a ideia de utilizar o camisa 10 no meio de campo foi levada adiante.

No período em que Soteldo estava com Covid-19, Lucas Braga cresceu de produção e mostrou a Cuca exatamente o que o técnico esperava: velocidade na frente e capacidade de recompor defensivamente para ajudar Felipe Jonatan.

Agora, Cuca, dependendo das características do adversário, deve manter a dupla no time. Assim, ele resolve dois problemas: o da marcação e o da criação. Soteldo, pelo meio, é visto como boa opção para criar jogadas e utilizar o improviso para desmontar defesas adversárias.

Até a partida de volta contra o Boca Juniors, no próximo dia 13, o Santos terá apenas o clássico contra o São Paulo, no domingo (10), às 16 horas (de Brasília), para definir quem será titular na Vila Belmiro, por uma vaga na final da Libertadores.

Com o bom desempenho da dupla no empate em 0 a 0 na Bombonera, a tendência é de que a escalação seja mantida diante do Boca Juniors.

 

Com Globo Esporte

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente