Fale com a gente

Geral

Projeto visa aumentar em 50% coleta seletiva de resíduos

Publicado

em

Maria Cristina Kunzler
O prefeito Moacir Froehlich enfatizou a importância do projeto do Lixo Zero: “A separação dos resíduos é imprescindível para o trabalho de reciclagem”

 

O auditório da Prefeitura de Marechal Cândido Rondon foi palco, na tarde de ontem (14), do lançamento do projeto Lixo Zero, idealizado pela municipalidade com apoio da Codecar e da Cooperativa de Agentes Ambientais (Cooperagir), mas que visa, acima de tudo, ter a sociedade como a grande parceira da iniciativa. Prestigiaram o evento o prefeito Moacir Froehlich, vice-prefeito Silvestre Cottica, secretários municipais, chefe regional do IAP de Toledo, Maria Glória Pozzobon, e demais autoridades e convidados.
O programa consiste em conscientizar a população sobre a importância de se fazer a separação do resíduo reciclável do orgânico, cujo objetivo é ampliar a reciclagem e aumentar a vida útil do aterro sanitário – que entrará em operação até o dia 05 de outubro – ao mesmo tempo em que se diminui a quantidade de material que será destinado ao novo espaço. A campanha visa ainda envolver escolas do município, para que cerca de quatro mil alunos possam colaborar na mudança de cultura quanto à separação do lixo doméstico. O trabalho está focado na construção de uma nova política de regulamentação municipal quanto ao manejo e destinação dos resíduos sólidos em Marechal Rondon.
Atualmente, o município produz por dia 25 toneladas de resíduos que são despejados no lixão. Além disso, são reciclados em torno de 80 toneladas de resíduos por mês, o que representa aproximadamente 15% do lixo total. Com o programa Lixo Zero, pretende-se aumentar em 50% a quantidade de lixo reciclado.

Na avaliação do prefeito
Moacir, a questão do lixo deve ser tratada sob a ótica ambiental, de saúde pública e de gestão. “O programa é muito importante, pois visa a conscientização das pessoas. A separação dos resíduos é imprescindível para o trabalho de reciclagem. O material só pode ser reaproveitado se for separado”, enfatiza.

Campanha
A campanha do Lixo Zero deve iniciar nas próximas semanas. A intenção é entregar nas residências sacolas plásticas diferenciadas para serem utilizadas como depósito de materiais recicláveis. Estas, portanto, seriam recolhidas e destinadas à Cooperagir. Outro passo proposto pelo projeto será a substituição das sacolas plásticas em supermercados por sacolas retornáveis. A atividade é bastante comum em países europeus e está ganhando mais adeptos no Brasil. A intenção é incentivar este uso por consumidores rondonenses.
“Demonstramos durante a reunião a ideia de se elaborar uma sacola diferenciada e maior para que nela sejam depositados os materiais recicláveis. Com isso, evita-se que os coletores da Codecar recolham juntamente com o resíduo orgânico o reciclável, pois haverá uma diferenciação bem grande. Vamos buscar parceria para confeccionar esta sacola”, informa o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Luiz Alberto Trentin (Sassá). “Queremos envolver a sociedade para que este programa seja da comunidade rondonense”, acrescenta.

Copyright © 2017 O Presente