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Caixas de autoatendimento são implantados no Supermercado Copagril II

Em Marechal Rondon, clientes já podem pegar as compras nas gôndolas e fazer o pagamento no caixa sem precisar de qualquer outra pessoa para auxiliar os procedimentos

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No Supermercado Copagril II, caixas automáticos entraram em funcionamento e estão agilizando o momento de pagar as compras (Foto: Joao Livi/OPE)

Registrar suas próprias compras em caixas do Supermercado Copagril II já é uma realidade em Marechal Cândido Rondon. Graças a uma tecnologia chamada “self checkout”, que é um terminal de autoatendimento, os próprios clientes podem fazer suas operações sem precisarem de uma pessoa fazendo a função de caixa.

No autoatendimento, o cliente faz todo o processo necessário. Ele passa suas mercadorias no leitor de código de barras, pesa ali mesmo as frutas e os legumes, coloca seu cartão na maquininha e faz o fechamento da compra.

Toda a movimentação é controlada por um sistema de segurança, reforçado por câmeras estrategicamente colocadas e um funcionário que permanece próximo aos caixas. Durante todo o processo, o cliente identifica seus produtos conforme for passando, confere o valor e somente após completar tudo é que faz o pagamento por cartão (de débito ou crédito) ou pix e embala suas compras.

De acordo com o diretor-vice-presidente e responsável pela área de supermercados da Copagril, Eloi Darci Podkowa, a cooperativa está buscando alternativas para dinamizar o atendimento de suas unidades. “Estamos constantemente abrindo vagas de trabalho para atender as necessidades da Copagril, mas nem todas são preenchidas. Quando não conseguimos, precisamos buscar alternativas para o pleno funcionamento das unidades e os caixas de autoatendimento são uma das opções já existentes no mercado e que nos parecem ser úteis”, expõe.

Segundo Eloi, tal tecnologia está sendo testada no supermercado ll. “Optamos em começar em um supermercado e avaliar a aceitação e analisar o seu funcionamento para daí levar a outras unidades”, informa.

O diretor menciona que a receptividade está sendo melhor que a esperada. “Os clientes demonstram satisfação em se autoatenderem. Ainda que sejam necessárias orientações iniciais, a receptividade está sendo muito boa. Acredito que é uma agregação de valor para o nosso supermercado e que deverá ser levado para outras unidades”, pontua.

É rápido e seguro

A gerente deste supermercado, Chadia Ibrahim, reitera que a tecnologia está superando as expectativas. “É uma tendência que vem sendo implantada em vários países do mundo. O setor de tecnologia buscou alternativas e a diretoria aprovou, trazendo o benefício para o nosso supermercado. E está tendo uma aceitação incrível, superando nossas expectativas. Nestes caixas, que são em número de 4, uma única pessoa consegue atender a demanda existente, tirando as dúvidas e ajudando quando necessário, agilizando e dando fluidez na compra e no pagamento por estes clientes”, relata.

Ainda que toda tecnologia quando implantada é buscada pela curiosidade, Chadia diz que muitos clientes que já usufruíram estão se acostumando e utilizando novamente. “No começo é uma curiosidade, mas o cliente vê que é prático e fácil, algo que se torna rápido e acaba gostando”, pontua.

A idade das pessoas pode interferir na rapidez da utilização da tecnologia, mas Chadia comenta que a experiência mostra que várias faixas etárias estão se utilizando do “self checkout”. “Os mais novos pegam o jeito mais fácil, mas todos que por ali passam logo conseguem dominar o procedimento e veem o serviço facilitado. Tudo é digital. O cliente passa as compras e vê na tela o nome do produto que passou e seu valor. Para não ter dúvida, a própria máquina lê o nome do produto para o cliente quando está passando”, destaca.

Opinião dos clientes

Na opinião do cliente Juliano Astor de Oliveira, a tecnologia se apresenta com agilidade e facilidade. “Faz a compra passar até de maneira mais rápida e eu vejo que é algo de futuro, que as máquinas precisam vir para suprir a mão de obra que falta”, considera.

Já o cliente Ariclei Furado diz que a tecnologia agiliza bastante o serviço de passar as compras. “Você mesmo passa as compras e faz o pagamento. É muito rápido e preciso”, enaltece.

Por sua vez, a consumidora Adriane Schifter define o sistema como muito prático. “Se você está com pressa, passa mais rapidamente as compras. É uma novidade para Marechal Cândido Rondon e que precisa ser levada para outras lojas, pois otimiza bastante nosso tempo no supermercado”, sugere ela, que passou as compras ao lado do filho Gabriel Fumagalli.

É inovação

O chegar desta tecnologia na Copagril se encaixa no conceito de inovação que a cooperativa tem aplicado em todos os seus setores. “Buscamos a tecnologia, que já era utilizada em supermercados de cidades maiores, por entender que é possível criar esta cultura também na nossa região”, expõe o gerente de Tecnologia de Informação da Copagril, Fábio Lizzoni.

Já o gerente de Varejo da Copagril, Jaroslav Bradacz, entende que o perfil dos clientes está facilitando a adoção do sistema. “Temos na comunidade pessoas que podem utilizar a solução do autoatendimento, por serem abertas às inovações e às mudanças tecnológicas”, opina.

Para outras unidades

O diretor-presidente da Cooperativa Agroindustrial Copagril, Ricardo Sílvio Chapla, diz que a ferramenta só foi possível pela troca completa do sistema de tecnologia, permitindo o avanço tecnológico. “Com os investimentos feitos, poderemos estender a tecnologia para todas as unidades da rede de Supermercado Copagril”, adianta.

Ainda que a implantação do autoatendimento seja para suprir mão de obra, os caixas implantados não geraram qualquer demissão. “Houve remanejamento de funcionários entre setores. Os dois supermercados de Marechal Rondon atualmente possuem 270 funcionários e pretendem contratar mais, pois há um projeto em curso de ampliação do Supermercado 2, a ser iniciado em 2023”, informa.

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