Fale com a gente

Marechal Nova área de negócios

Copagril passa a vender kits para instalação de energia solar

Publicado

em

Supervisor comercial da Copagril, Riscala Mocelin, apresenta um novo modelo de negócios da cooperativa: venda de kits de energia fotovoltaica (Foto: Divulgação)

Há anos a Copagril estimula seus associados a partirem para a geração própria de energia, através do sistema de energia fotovoltaica, ou seja, energia produzida a partir da luz solar. E agora a cooperativa está transformando esta atividade numa nova área de negócios, passando a ser uma empresa integrada. Ou seja, a Copagril promoveu uma parceria com empresas distribuidoras de placas solares, inversores e todos os equipamentos necessários para serem instalados e que possam fazer a geração da energia fotovoltaica.

Segundo o supervisor comercial da Copagril, Riscala Mocelin, com a parceria efetivada, a cooperativa fará a venda dos kits fotovoltaicos e encaminhará o processo de instalação. “É um negócio novo implantado pela cooperativa e que gerará bons resultados para os associados ou outros clientes. Temos capacidade técnica para fazer todo o dimensionamento necessário nas propriedades, bem como os trâmites, inclusive, caso seja necessário, a busca de financiamento por parte dos produtores ou clientes”, expõe.

A venda dos kits será feita em qualquer loja Copagril. “O associado ou cliente poderá buscar as informações em nossas lojas, tanto do Paraná quanto do Mato Grosso do Sul. E não será algo exclusivo para os associados, mas também os clientes em geral poderão se beneficiar com este novo negócio”, informa.

Para definir o tamanho correto do sistema a ser instalado em uma casa ou propriedade, basta que o associado ou cliente tragam a uma das lojas Copagril uma fatura recente de energia elétrica. “A partir dela, faremos os cálculos necessários para dimensionar o tamanho adequado da unidade a ser instalada. É tudo muito simples e rápido”, observa.

Tamanho correto

Riscala ressalta a importância do consumidor adquirir o kit no tamanho necessário para sua casa ou propriedade. “Nossa equipe fará o estudo e formulará a proposta adequada para cada necessidade. A Copagril vai dar a segurança necessária de que todos os equipamentos de proteção sejam compatíveis e dimensionados, atendendo a demanda requerida e até possíveis aumentos de consumo, conforme desejado pelo associado ou cliente”, enfatiza.

Ele afirma que a Copagril, ao assumir esta atividade como mais um negócio de vendas, está oferecendo toda a sua estrutura de vendas. “Nossos associados ou clientes poderão usufruir de nossas equipes de vendas para fazer os orçamentos e dimensionamentos necessários, bem como nos responsabilizamos por todo o processo a ser feito, como o encaminhamento do projeto, fornecimento dos equipamentos e dimensionamento da carga. Também temos condições de facilitar, caso o associado ou cliente precise, linhas de financiamentos para o pagamento do kit, pois temos acesso a praticamente todas instituições financeiras que trabalham com linhas de crédito para energia fotovoltaica”, ressalta.

Para os produtores rurais a Copagril inclusive está credenciada para que os projetos possam ser financiados pelo Renova Paraná (Programa do Estado que bonifica juros de financiamento, via Pronaf, Pronamp e Inovagro). “Com isso, os produtores rurais poderão comprar os kits com financiamento e pagarão menos juros”, frisa.

O que muda em 2023

Em relação às mudanças definidas pelo governo para projetos de geração de energia fotovoltaica a partir de janeiro de 2023, Riscala diz que efetivamente em 06 de janeiro as companhias energéticas responsáveis pelas redes de transmissão poderão cobrar pelo uso da rede. “Entretanto, quem fizer a compra dos kits antes desta data estará isento da taxa de transmissão até o ano de 2045. Estimulamos os interessados a adquirir o quanto antes seus kits e terem um menor custo de energia”, salienta.

Garantia

Em termos de tamanho necessário para cada propriedade ou casa, o supervisor comercial mencionar que dependerá das necessidades dos clientes. “Estaremos vendendo kits de todos os tamanhos, desde os pequenos até mais quantidades de placas. Tudo dependerá dos objetivos do associado ou cliente”, pontua.

Sobre a garantia dos equipamentos, Riscala informa que ela vem dos fabricantes das placas e equipamentos. “Como temos proximidade com o distribuidor, teremos os equipamentos de reposição mais rapidamente disponíveis, caso seja necessário encaminhamento para garantia”, menciona.

Outro aspecto importante, ressalta o supervisor, é que a Copagril está oferecendo, neste negócio, sua tradição de 52 anos de existência. “A cooperativa está há tantos anos atuando e vai continuar muito tempo ainda. Isso é segurança para que amanhã, caso o associado ou cliente precisar, tenha a garantia do sistema que adquiriu ou as peças de reposição necessárias”, considera.

Quanto aos termos de prazo para a instalação dos kits, atualmente este tempo é de aproximadamente 30 dias após a compra. “A ligação do sistema à rede elétrica pode demorar mais que isto, pois dependerá dos trâmites da Copel. Mas a nossa parte utilizaremos para que o associado ou cliente possa usufruir o quanto antes do seu sistema de energia fotovoltaica”, finaliza Riscala.


Supervisor comercial da Copagril, Riscala Mocelin, apresenta um novo modelo de negócios da cooperativa: venda de kits de energia fotovoltaica (Foto: Divulgação)

O Presente Especiais/Revista Copagril

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente