Fale com a gente

Marechal Prejuízos enormes

Geada atinge lavouras do milho safrinha e prejuízos podem chegar a 80% na região de Marechal Rondon

Publicado

em

(Foto: Sandro Mesquita/OP)

Marechal Rondon registrou a incidência de geada em lavouras do milho safrinha em várias regiões do município e os prejuízos podem chegar a 80%.

Desde as primeiras horas desta terça-feira (29) engenheiros agrônomos e produtores rurais percorrem as lavouras para fazer o levantamento dos danos causados pela geada.

Na região do Boa Vista e Guavirá, em Marechal Rondon, e em Nova Santa Rosa, na Linha Pietroviski, os termômetros registraram dois graus negativos. Na sede rondonense, a temperatura registrou dois graus.

Conforme o engenheiro agrônomo da Agrícola Horizonte, Cristiano da Cunha, a geada atingiu principalmente as lavouras nas áreas mais altas e os prejuízos são enormes. “A geada foi fortíssima, inclusive nas áreas mais altas ela veio acometendo principalmente o milho safrinha. Fazia algum tempo que não tínhamos geadas tão fortes como a dessa manhã. O prejuízo que o agricultor amarga em 2021 é enorme”, pontua.

Ele destaca que fazia tempo que não havia o registro de geada tão forte na região de Marechal Rondon e que os produtores devem acionar imediatamente o seguro para tentar minimizar os prejuízos.

Conforme o engenheiro agrônomo, Cristiano Cunha, em algumas lavouras de milho o prejuízos com a geada podem comprometer até 80% da safrinha. “Quem tem seguro, quem tem ProAgro vai acionar para que os prejuízos sejam um pouco menores do que o de agricultores que não estão assegurados, mas realmente eu fiquei surpreso com o tamanho da geada. O prejuízo é grande e até as áreas que não estão com o grão bem formado passam por um prejuízo, porque além do problema de quantidade de grão temos o problema de qualidade de grãos que via vir. A geada faz com que temos muitos grãos brotados e ardidos. Eu credito que a porcentagem de perdas é superior a 80%”, mensura.

 

Com Rádio Difusora

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente