Fale com a gente

Marechal Unioeste de Marechal Rondon

Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável recebe conceito 5 da Capes

Com 100 matrículas ativas, programa da Unioeste de Marechal Rondon aposta na internacionalização e já formou 174 mestres e 44 doutores

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

A Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGDRS) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) atingiu o conceito 5 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Para o coordenador do programa, Wilson João Zonin, o resultado positivo é fruto de um trabalho coletivo e inovador que possibilitou o amadurecimento intelectual e produtivo de docentes e discentes.

“Há preocupação em contribuir para que a humanidade alcance os objetivos do Desenvolvimento Sustentável, através de atividades de ensino, pesquisa e extensão, da realização de eventos relevantes e da produção científica com qualidade de impacto na sociedade”, evidencia.

Internacionalização

Zonin diz que o PPGDRS expandiu sua abrangência regional por meio de parcerias estratégicas com as universidades da Integração Latinoamericana (Unila), Federal da Fronteira Sul (UFFS), Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Santa Helena e a Pontífice Universidade Católica (PUC) de Toledo, além da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

“Temos professores dos cinco campi da Unioeste (Universidade Estadual do Paraná) e, com as parcerias, constituímos uma equipe de pesquisadores qualificados e inseridos em contextos territoriais de Brasil, Tríplice Fronteira, Bacia do Prata e América Latina”, enfatiza.

Ao O Presente, o coordenador pontua que essas atividades de internacionalização foram destacadas na avaliação da Capes. “Dentre elas a formação de acadêmicos estrangeiros, a mobilidade docente e discente, a realização de parcerias acadêmicas com universidades e programas reconhecidos internacionalmente”, menciona ele, exemplificando com o Programa de Desenvolvimento Rural da Universidad Autónoma de Chapingo, no México, que cooperou na formação do doutorando no PPGDRS.

Zonin salienta que a internacionalização continuará sendo o foco do programa, que pretende expandir parcerias na América Latina e, em especial, na Tríplice Fronteira do Brasil. “O programa aumentará sua cota de bolsas, visibilidade e credibilidade, acessando editais específicos e possibilitando a oferta de turmas especiais de mestrado e/ou doutorado em parceria com instituições nacionais e internacionais”, ressalta.

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGDRS), Wilson João Zonin: “Há 15 vagas para o mestrado, 20 para o doutorado, quatro para estrangeiros e duas para portadores de necessidades especiais. As aulas da nova turma começam em março de 2023” (Foto: Raquel Ratajczyk/OP)

Dimensão do programa

O programa começou em 2012 com a oferta de mestrado e em 2016 foi avaliado com o conceito 4 pela Capes, o que propiciou a oferta de doutorado a partir de 2017. Atualmente, a Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável tem 100 estudantes matriculados, sendo 70 no doutorado e 30 no mestrado. Já foram formados 218 profissionais pelo programa (174 mestres e 44 doutores).

A evolução do programa, aponta Zonin, se deve aos objetivos e metas acadêmicas que têm sito atingidas tanto em quantidade quanto em qualidade. Segundo ele, a avaliação da Capes considera o programa (atividades acadêmicas e produção científica), a formação (qualidade das aulas, dissertações e teses defendidas) e o impacto na sociedade (como os trabalhos repercutem na comunidade).

“Foram avaliados nossos artigos produzidos, livros e capítulos de livro, produtos técnicos e tecnológicos e a nossa inserção social. Em todos os quesitos a avaliação atingiu o nível ‘muito bom’”, enaltece.

Inscrições abertas

O edital para inscrições na Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável está aberto até o dia 23 de outubro. “Há 15 vagas para o mestrado, 20 para o doutorado, quatro para estrangeiros e duas para portadores de necessidades especiais. As aulas da nova turma começam em março de 2023”, informa o coordenador, acrescentando que o programa não parou na pandemia e está com o calendário acadêmico em dia.

Zonin menciona que o programa sempre teve uma boa procura por vagas, mas acredita que a procura deve aumentar com o conceito 5 da Capes.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail rondon.ppgdrs@unioeste.br ou pelo telefone (45) 3284-7916. O coordenador do programa atende pelo e-mail wzonin@yahoo.com.br e pelo telefone (45) 99985-0099.

3º Seminário Internacional

A Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável da Unioeste realiza seu 3º Seminário Internacional de 23 a 26 de novembro. Clique aqui e saiba mais.

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente