Fale com a gente

Marechal Apoios e lutas

Setor industrial entra no rol de prioridades da Acimacar

Das 205 indústrias cadastradas em Marechal Rondon, 96 são associadas à Associação Comercial; 42% da mão de obra no município é empregada pelo setor industrial local

Publicado

em

Presidente da Acimacar, Paulo Adriano Grenzel, e o vice-presidente da Indústriada Acimacar, Everton Augusto Kaufmann: “Indústrias têm papel fundamental no fomento à economia” (Foto: João Livi/OPE)

A história da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) sempre foi marcada por lutas em prol da defesa de seus associados. Se considerado que a grande maioria dos mais de 2,5 mil associados são empresas comerciais ou prestadoras de serviço, é notório que a identificação da entidade é mais voltada para este público.

Entretanto, este ano, a diretoria da Acimacar colocou também o setor industrial como uma de suas prioridades. “Conforme registro na Prefeitura de Marechal Cândido Rondon, há, atualmente, 205 indústrias cadastradas no município. E destas, 96 são associadas à Acimacar”, informa o presidente da entidade, o contador Paulo Adriano Grenzel.

Apesar da quantidade de indústrias ser relativamente pequena, elas têm grande importância no município. “De toda mão de obra empregada no município, 42% estão contratados pelas indústrias instaladas, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão do governo federal”, destaca o presidente da Acimacar.

Importância do setor

A importância a ser dada ao setor começa pela escolha do novo vice-presidente da Indústria, Everton Augusto Kaufmann. “Ao selecionar nossos diretores, tivemos o cuidado em convidar profissionais com experiência no setor, e com esse critério se deu a escolha do novo vice-presidente da Indústria, Everton Augusto Kaufmann. Ele já atua no setor industrial há 22 anos, com trabalhos realizados na Frimesa e agora na Alibra. É técnico em Eletromecânica, tecnólogo em Eletromecânica, administrador, especialista em Mecatrônica e MBA Executivo em Gestão Industrial; atualmente ocupa o cargo de diretor de operações da Alibra. Everton foi escolhido porque queríamos alguém atuante no meio industrial e que pudesse trazer para dentro da Acimacar o conhecimento, os anseios e as necessidades do segmento”, pontua Grenzel.

Diversas ações estão sendo desenvolvidas para enaltecer a importância do setor industrial dentro da Acimacar. “Há poucos dias apoiamos a ida de uma comitiva de empresários para participar da Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, em São Paulo. Durante esta gestão, novos projetos serão desenvolvidos, focados a mostrar a importância do setor industrial para a região”, menciona o vice-presidente da Indústria.

Grenzel destaca a importância do setor industrial no município. “Nosso município e a nossa região sempre foram destaque no cenário agrícola, mas é evidente que nossas indústrias têm forte participação na economia, e considerando o número de empregos que o setor proporciona, temos a preocupação em manter e ampliar nossas ações que prestigiem nosso setor industrial. Vejo com convicção o papel fundamental que as indústrias possuem, seja no fomento de nossa economia, seja na geração de empregos”, cita.

Kaufmann evidencia algumas empresas locais, que estão apresentando movimentações de grande vulto. “Temos indústrias como a Copagril, Lar, Frimesa, Agrícola Horizonte, Sooro e Alibra, entre tantas outras de grande porte, que ofertam grande quantidade de empregos. E vemos que o grande desafio de todas elas é encontrar mão de obra qualificada para os postos de trabalho existentes”, relata.

Vagas de trabalho

A Acimacar tem conhecimento de que o preenchimento das vagas de trabalho no município têm se mostrado insuficiente. “Existem vagas disponíveis em quase todos os setores. Tentamos amenizar essa carência ofertando cursos, treinamentos, capacitações, em sua grande maioria sem custo para os nossos associados.

Entendemos que essa medida ainda não é suficiente, e por esta razão, uma de nossas lutas é pela instalação de mais uma universidade no município, de âmbito federal, visando ofertar localmente cursos superiores e direcionados a formar mão de obra também para as nossas indústrias”, ressalta Grenzel.

Também para favorecer o setor industrial, a Acimacar tem levantado a bandeira da mobilidade da região. “Defendemos que as rodovias sejam de fácil utilização, inclusive com a duplicação dos trechos entre Marechal Cândido Rondon e São Miguel do Iguaçu e de Marechal Cândido Rondon a Guaíra. Precisamos, ainda, de melhorias na rodovia Marechal Cândido Rondon a Maripá. Outra luta é para que o aeroporto de Cascavel seja mais efetivo, pois, hoje, ele se tornou uma rota importante para os nossos empresários”, enfatiza o presidente da Acimacar.

Kaufmann salienta a importância das indústrias agregarem valor aos produtos primários produzidos em Marechal Rondon. “Quanto mais agregarmos valor aos produtos in-natura, mais receita estará correndo no município”, observa.

E para que isso aconteça, a Acimacar sempre vai apoiar a vinda de novas empresas, seja de característica varejista ou industrial. “Vemos com bons olhos empresas de qualquer segmento que queiram se instalar no município. A Acimacar sempre vai apoiar o crescimento”, enaltece.

Característica

Segundo Grenzel, a característica industrial de Marechal Rondon está na agroindustrialização. “Processamos no município grandes quantidades de carnes, laticínios, rações e farinha, muitos advindos de matéria–prima produzida no município e na região. Isto é muito bom, pois agrega valor ao que os agricultores estão produzindo. Mas também temos destaque no setor eletromecânico, com indústrias qualificadas e que produzem peças e equipamentos utilizados em várias partes do Brasil e do mundo, e no moveleiro. Ainda que agregamos bastante, tem muito a se aproveitar”, ressaltou.

E o que a Acimacar mais pode contribuir para com os seus associados, aponta o vice–presidente da Indústria, é através de cursos. “Nosso propósito na área de treinamentos é que sejam realizados cursos para o setor industrial também. Sabemos que as grandes empresas promovem cursos próprios, mas queremos que elas tornem a Acimacar como parceiras e que os cursos possam ser expandidos para as demais indústrias”, finaliza Kaufmann.

Presidente da Acimacar, Paulo Adriano Grenzel, e o vice-presidente da Indústriada Acimacar, Everton Augusto Kaufmann: “Indústrias têm papel fundamental no fomento à economia” (Foto: João Livi/OPE)

O Presente Especiais

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente