Fale com a gente

Marechal Artigo/opinião

Um ano desafiador, especialmente no quesito inovação – por Ricardo Chapla

Publicado

em

Ricardo Chapla presidente da Copagril (Foto: Sandro Mesquita/OP)

O ano de 2022 foi desafiador para a Cooperativa Agroindustrial Copagril, especialmente no quesito inovação. Trouxemos muitas novidades que irão modernizar e facilitar o funcionamento de diversos setores de trabalho da empresa.

Um dos pontos de destaque são os caixas de autoatendimento implantados no Supermercado II. Trata-se de uma tecnologia que já está sendo utilizada em supermercados de outras cidades e que, de forma inovadora, a Copagril traz também para Marechal Cândido Rondon. É muita praticidade para o cliente, que agora pode fazer suas compras, passar as mercadorias para conferência e ele mesmo fazer pagamento nos respectivos caixas de autoatendimento.

Também no campo da tecnologia, implantamos uma plataforma para a contratação de funcionários de forma totalmente digital. Trata-se da plataforma de admissão digital, através da qual os candidatos a emprego na Copagril poderão encontrar as vagas, fazer as inscrições e encaminhar toda a documentação de forma remota, ou seja, do lugar onde estiverem. Acredito que com isso vamos conseguir preencher vagas de emprego que estão abertas na cooperativa com mais assertividade.

Implantamos, ainda, um sistema de automatização e robotização de processos para o lançamento das notas fiscais de entrada de produtos na Copagril, o qual trará benefício e agilidade so setor comercial da cooperativa e em todas as áreas de apoio envolvidas, como gestão de pessoas, financeiro, tecnologia de informação, centro de distribuição e outros.

Não podemos deixar de citar os investimentos que estão sendo feitos para a instalação da usina de energia solar fotovoltaica, junto à Estação Experimental da Copagril, que terá 1,5 mil painéis para realizar a conversão da luz do sol em energia elétrica. Trata-se da maior usina com placas solares já construída na região e que favorece as lojas da cooperativa no Estado do Paraná.

Com a usina conseguiremos abastecer as nossas lojas na região, com um custo mais barato do que o cobrado pela companhia energética do Estado. Esperamos alcançar uma boa redução de custo de energia elétrica na Copagril.

O investimento levará alguns anos para se pagar e ainda poderemos utilizar créditos de ICMS para fazer abatimento.

Ainda que com a usina a Copagril continuará adquirindo energia elétrica de concessionárias, temos um limite mínimo para entrar no mercado livre, onde é considerado o consumo por unidade consumidora. As unidades de recebimento de cereais, por exemplo, demandam grande consumo de energia, e para estas a cooperativa faz a aquisição antecipada de energia elétrica, através do mercado livre de energia, que vende o que precisamos a um preço mais acessível que as concessionárias estaduais.

Estamos em mais um Dia de Campo Copagril, edição 2023. É um evento de grande expectativa, com muita inovação e tecnologia, para ser visto pelos associados e visitantes. Serão apresentadas variedades de cultivares, máquinas e equipamentos, primando pelo mais moderno e inovador que existe no mercado atualmente. Nossos parceiros comerciais estarão presentes para mostrar seus produtos aos visitantes.

Digo que visitar o Dia de Campo é um grande programa. Não tem qualquer custo e tanto os associados quanto as pessoas da cidade podem conferir as atrações junto à Estação Experimental. Convido quem não é do agronegócio a ir lá e ver o que é o agronegócio moderno que existe em nossa região. No Dia de Campo, a Copagril e seus parceiros mostram boa parte do que ela comercializa. Portanto, ir lá significa conhecer mais da Copagril.

Ricardo Chapla é diretor-presidente da Copagril

O Presente Especiais

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente