Fale com a gente

Paraná Cara de outono

Chuva e frio: Paraná terá temperaturas baixas nos próximos dias; veja previsão

Por que é comum escutarmos que uma frente fria se aproxima, mas o clima continua quente? Meteorologista explica; entenda

Publicado

em

(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Nos próximos dias, a chegada do outono deve ficar mais evidente. É o que afirma o meteorologista William Max Romão, do Simepar.

Segundo ele, não haverá a entrada de uma onda de frio, mas sim de uma frente fria – entenda abaixo –, o que trará chuva e resfriamento, provocando temperaturas mais baixas.

“O que irá acontecer na próxima semana é que haverá mais chance de resfriamento devido à alta pressão no oceano jogando umidade para o continente”, explica.

De acordo com o meteorologista, por conta da frente fria, as temperaturas poderão ficar 2ºC ou 3ºC abaixo do normal. “Mas será mais sentido no litoral, região metropolitana de Curitiba (RMC), e boa parte dos Campos Gerais”.

Previsão para hoje

Neste domingo, 7, uma área de baixa pressão que se prolonga sobre o Sul do Brasil induz o aumento da instabilidade sobre o Paraná. Conforme o Simepar, algumas pancadas de chuva com trovoadas são previstas entre o noroeste, oeste e em regiões de divisa com Santa Catarina. Nos demais setores, as chances para ocorrência de chuvas são menores, mas não se descarta alguma chuva pontual e de curta duração no período da tarde.

Previsão para a semana

A segunda-feira, 8, será de tempo instável, com chuvas previstas em muitos setores. Eventos podem ocorrer no interior do estado já na madrugada. Segundo o Simepar, o risco para tempestades seguirá elevado. Na terça e na quarta-feira, dias 9 e 10, o cenário se mantém, com chuvas previstas em muitas regiões paranaenses.
A semana continuará com tempo mais instável no Paraná, com pancadas de chuvas e trovoadas em vários setores. De acordo com o Simepar, o avanço de uma frente fria pelo oceano e a presença de um sistema de baixa pressão favorecem o desenvolvimento de áreas de instabilidade.

CLIQUE AQUI e veja a previsão do tempo para Marechal Cândido Rondon. Segundo o Simepar, deve chover 49 mílimetros ao longo da semana no município.

Frente fria e onda de frio? Qual a diferença?

Por que é comum escutarmos que uma frente fria se aproxima, mas o clima continua quente? Segundo o meteorologista do Simepar, o motivo é que frente fria e onda de frio são fenômenos diferentes.

De acordo com ele, o que acontece é que quando há a passagem das frentes frias, o que interessa é o que vem antes e depois dessa frente fria. “Geralmente as frentes frias vêm com o ‘pacote completo’, de chuvas, ventos e raios. O que muda é a intensidade que ela vem. Antes da passagem temos um fenômeno chamado pré-frontal, que é a massa de ar mais quente que passa antes para limpar a atmosfera para que a frente fria possa atuar. Se a intensidade da frente fria for fraca não haverá tanto impacto. Outra coisa é que as frentes frias são acompanhadas, logo após a passagem, por sistemas de alta pressão que são sinônimos de tempo bom, pois eles pegam o ar mais geladinho do topo da atmosfera e jogam para a superfície. Isso a gente chama de pós-frontal, que é quando passa a frente fria e fica o ar geladinho”, expõe.

As ondas de frio, por sua vez, são caracterizadas por temperaturas 5ºC abaixo da média por pelo menos cinco dias consecutivos. “Por exemplo: a temperatura mínima média de Curitiba é de 19,5ºC para o mês de abril. Para ser caracterizado como onda de frio, deveríamos ter até cinco dias com a temperatura cinco graus abaixo de 13ºC mais ou menos”, menciona.

Com GMC Online

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente