Fale com a gente

Paraná Empreendimento

Família paranaense cria 250 aves de raças exóticas e vende ovos para colecionadores

Publicado

em

(Fotos: Reprodução/RPC TV)

Há cinco anos, a família Wisniewski investe na criação de 250 aves exóticas, em São Mateus do Sul, na região dos Campos Gerais do Paraná. O negócio consiste na venda de ovos para criadores e colecionadores de todo Brasil.

O criador Luís Enrique Wisniewski, de 21 anos, é aluno da graduação em zootecnia. Ele foi influenciado pelos avós e pela infância na área rural para começar o empreendimento com aves.

Segundo o jovem, o negócio teve início como hobby. Atualmente, o rancho da família conta com galinhas, perus, codornas, patos e marrecos de raças exóticas.

“Nós comercializamos os ovos férteis dos nossos animais e também as aves, com foco principal na venda de pintinhos”, explicou.

Os ovos são selecionados, embalados e enviados por correio, segundo o criador. Assim, o produto é vendido em todo território brasileiro.

De acordo com o criador, a profissionalização na área das galinhas ornamentais é essencial. Por isso, ele realiza cursos e publica dicas técnicas e conteúdos nas redes sociais.

“O nosso objetivo para 2021 é duplicar nossa produção e, após me formar, quero trazer mais informações técnicas para os produtores. Quero entrar em contato com as grandes marcas do setor para que a gente consiga desenvolver rações específicas para estes animais. Hoje, a pesquisa científica sobre este nicho de mercado ainda é muito principiante”, disse o jovem.

 

 

RAÇAS EXÓTICAS

A família de Luís cria sete raças de galinhas ornamentais. A raça polonesa tem grande diversidade na coloração: preta de topete branco, de penas douradas misturada com tons mais escuros e a polonesa azul.

A raça Sebright tem origem no Reino Unido e chama a atenção pelo tamanho: os galos e galinhas são bem menores comparando com outras raças. São praticamente miniaturas e também se destacam pelo efeito laceado das penas, que formam um mosaico em diferentes tons.

“Tem um gene específico, que faz com que o macho tenha exatamente o mesmo tipo de plumagem que a fêmea”, explicou o criador.

O rancho conta ainda com a Galinha da Angola nas cores branca e lavanda, diferente daquela preta com branco. Além da ‘show girl’, que tem o pescoço pelado.

A galinha Sedosa, que tem origem na Ásia, é a mais dócil e costuma ser criada até como bicho de estimação.

“Diferentemente das outras raças de galinhas, que têm quatro dedos, a Sedosa tem cinco. Os pés todos emplumados e a pele dela é azul”, disse.

Os galos da raça Músico Brasileiro são mais ariscos e possuem o diferencial do canto, com duração de 15 segundos.

 

Com RPC TV

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente