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Paraná 6,5 mil reclamações

Serviços financeiros e cobranças abusivas a idosos são cerca de 10% das reclamações feitas ao Procon-PR

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(Foto: Divulgação/RPC)

Cerca de 10% das reclamações feitas ao Procon-PR em 2019 são feitas por idosos, relativas a serviços financeiro e cobranças abusivas.

De acordo com o Procon, foram 6,5 mil reclamações de janeiro a novembro.

As cobranças exageradas ou abusivas em empréstimos consignados feitos por aposentados e pensionistas é o problema mais recorrente, segundo o Procon.

“Há casos de empresas que abordam os consumidores nas ruas, fazem estes idosos assinar documentos, vão até a casa do consumidor, eles passam dados sensíveis, e acabam contratando estes serviços”, afirmou a diretora-geral do Procon, Claudia Silservano.

Como solucionar o problema?

O Procon recomenda que os consumidores que estão sendo cobrados indevidamente procurem informações sobre quais cobranças estão sendo feitas diretamente nos benefícios de pensão ou aposentadoria.

“O idoso deve procurar o INSS e pedir o extrato de empréstimos consignados para verificar quais são as empresas que estão descontando algum valor dos benefícios deles”, disse a diretora-geral do Procon, Claudia Silvano.

Com essa informação, o Procon pode verificar quais empresas estão fazendo cobranças indevidas ou abusivas.

Segundo Cláudia Silvano, essa consulta pode ser feita nas agências do INSS ou pela internet.

De acordo com o INSS, os descontos com empréstimos consignados não podem exceder o limite de 35%.

Os limites são:

  • até 30% para as operações de empréstimo pessoal;
  • até 5% para as operações de cartão de crédito.

De acordo com a diretora-geral do Procon, os idosos também devem evitar usar os benefícios da aposentadoria para contrair dívidas para terceiros.

“Muitos filhos usam a aposentadoria dos pais para financiamento de carros e outros tipos de crédito. É preciso saber dizer não”, afirmou Cláudia Silvano.

Com G1

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