Fale com a gente

Poder Legislativo Saúde pública

Arion defende ações para agilizar fila por atendimentos de ortopedia e traumatologia

Publicado

em

Foto: Cristiano Viteck

Em requerimento que apresentou na sessão de ontem (23), o vereador Arion Nasihgil solicita à Prefeitura de Marechal Cândido Rondon que adote providências urgentes para diminuir a fila de espera para consultas e cirurgias de ortopedia e traumatologia. Conforme o vereador, o problema se arrasta desde antes do início deste ano, quando ele já apresentou requerimento semelhante cobrando ações para melhorar o setor.

Naquela época, afirma Arion, o município contava apenas com um médico ortopedista em atividade, sem nenhuma empresa licitada prestando serviço na área, o que fazia a fila para consultas chegar a 671 pacientes.

Desde então, a demanda por este atendimento só cresceu. “Em consulta recente ao Portal da Transparência, verificou-se que estão na fila de espera para uma consulta ortopédica 1.029 pacientes, com prazo médio de atendimento de 83 dias”, revela o vereador.

Ele diz que se soma a este número os rondonenses que já tiveram a primeira consulta efetivada e agora aguardam para realizarem exames, como é o caso da densitometria óssea, onde estão na fila 169 pacientes, por exemplo.

Arion avalia que a administração municipal não tem se empenhado o suficiente para resolver o problema. “Reitera-se a urgência no atendimento deste pedido e solicita-se ao Executivo que imediatamente tome as devidas providências visando atender aqueles que aguardam nas longas filas”, afirma no requerimento, no qual o vereador ainda pede que o Ministério Público da Comarca seja informado desta situação.

Em outro requerimento, Arion solicita informações do Poder Executivo Municipal sobre as demandas apresentados à Ouvidoria Municipal da Saúde em 2019. O objetivo é fiscalizar a atuação do órgão e, assim, poder contribuir na implementação de melhorias que visem qualificar ainda mais o atendimento.
Também em requerimento, este assinado junto com Adriano Cottica, Arion pede informações sobre os serviços e os gastos com a manutenção dos veículos da frota municipal, desde janeiro de 2018 até agora.

O relatório deve incluir informações detalhadas sobre cada veículo, acompanhado de cópias dos documentos que comprovem os dados apresentados.

Os dois vereadores, em indicação, também solicitam à Prefeitura que providencie a readequação do escoamento da água pluvial nas proximidades da Rua Otávio Levi, no bairro Boa Vista, visando evitar maiores danos ambientais em razão do deslocamento do solo e da destruição de nascentes.

Outra indicação de Arion é para que a Prefeitura substitua o bebedouro da Escola Municipal 25 de Julho, o qual apresenta problemas desde o início do ano.

 

Com assessoria

Copyright © 2017 O Presente