Fale com a gente

Poder Legislativo Homenagem

Luiz Pedro Massignani recebe título de Cidadão Honorário

Publicado

em

Foto: Cristiano Viteck

O plenário da Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon ficou lotado pelo público, que acompanhou na noite de quinta-feira (27) a entrega do título de Cidadão Honorário do Município ao engenheiro agrônomo Luiz Pedro Massignani. O projeto de decreto de lei que concedeu a honraria, e teve aprovação unânime dos vereadores, é de autoria de Pedro Rauber.

A sessão solene foi presidida pelo vereador Adriano Backes e além do vereador autor, foi acompanhada por Arion Nasihgil, Gordinho do Suco, Josoé Pedralli, Ronaldo Pohl e Vanderlei Sauer. O prefeito Marcio Rauber e representantes de demais municípios da Comarca também prestigiaram.

Luiz Pedro tem uma atuação profissional marcada pela constante busca de novas alternativas tecnológicas no meio rural, com ênfase na produtividade e na rentabilidade, bem como na preservação das terras agricultáveis.

Homenageado, Luiz Pedro Massignani: “sou incansável defensor dos direitos e da qualidade de vida do homem do campo” (Foto: Cristiano Viteck)

Natural de Santa Catarina, Luiz Pedro atua profissionalmente em Marechal Cândido Rondon desde 1973. Ele teve participação com êxito nos estudos e na difusão de novas técnicas de agricultura na região, como o plantio direto e o plano integrado de conservação dos solos.

Entre 1976 e 1977, quando atuava na Copagril, percebeu o quanto os agricultores vinham enfrentando dificuldades com as lavouras de trigo, com produtos de controle de doenças escassos ou ineficientes.

A alternativa apontada e viabilizada tecnicamente por ele foi o plantio mecanizado de milho de inverno. Foi o surgimento do milho safrinha, cultura que nasceu em Marechal Cândido Rondon e se difundiu, com sucesso, em outras regiões do País.

Na esfera burocrática, Luiz Pedro teve participação decisiva ao integrar a comitiva que foi até Brasília, no final da década de 1970, e obteve junto ao Governo Federal a antecipação do financiamento agrícola, mais de acordo com o calendário de cultivo da região.

Além de ter atuado na Acarpa, que antecedeu a Emater, e também na Mitsui brasileira, o novo cidadão honorário de Marechal Cândido Rondon fundou em 30 de janeiro de 1981 a empresa Sisteplan Planejamento Agrícola, especializada em assistência técnica aos agricultores.

(Foto: Cristiano Viteck)

 

Defensor do homem do campo

No seu discurso, Luiz Pedro agradeceu a Pedro Rauber e a toda a Câmara de Vereadores pela concessão do título honorífico. Também estendeu os agradecimentos à família, profissionais da área agrícola e aos produtores rurais.

“Sou incansável defensor dos direitos e da qualidade de vida do homem do campo”, declarou Luiz Pedro. Ele disse que não esperava que o trabalho que dedica a Marechal Cândido Rondon e ao Brasil lhe rendesse homenagens.

“Nunca tive o objetivo de receber medalhas. A dignidade de ser humano, de respeitar a natureza, a produção agrícola de qualidade e a prosperidade do produtor rural, estas sim são a razão do meu trabalho e o alicerce da minha história”, afirmou.

Em seus pronunciamentos, Pedro Rauber, Adriano Backes e Marcio Rauber enalteceram as qualidades profissionais e as iniciativas de sucesso do homenageado, que hoje tanto representam não apenas para o sustento de famílias de agricultores, mas também para a economia de Marechal Cândido Rondon, da região e do País.

Plenário da Câmara ficou lotado pelos convidados (Foto: Cristiano Viteck)

 

Com assessoria 

Copyright © 2017 O Presente