Fale com a gente

Poder Legislativo Nova sede

“Não vamos passar dessa legislatura sem termos nosso prédio”, garante Rauber

Publicado

em

Presidente da Câmara de Vereadores de Marechal Rondon, Pedro Rauber (Foto: Arquivo/OP)

A Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon abriu mão, neste mês, de mais R$ 1 milhão para fazer a devolução do recurso antecipadamente aos cofres do município. O dinheiro é resultado da economia realizada pela Casa de Leis nos primeiros cinco meses de 2021.

Inicialmente, o objetivo era utilizar o montante como parte dos investimentos para aplicar na nova sede do Poder Legislativo, a partir da mudança para o antigo Fórum, ou então, caso isso não ocorresse, que fosse usado na construção do prédio próprio.

No entanto, houve o entendimento dos vereadores pelo retorno dos recursos à prefeitura, sendo que o crédito adicional suplementar de até R$ 1 milhão no orçamento municipal será todo investido na revitalização de vias urbanas.

Em entrevista ao Jornal O Presente, o presidente da Câmara, Pedro Rauber, informou que os vereadores autorizaram a devolução dos recursos, mas sua destinação específica – em qual (quais) bairro(s) ou rua(s), por exemplo – será definida pelo Poder Executivo. “O vereador pode fazer indicação, mas não pode exigir. A lei é bem clara”, mencionou.

 

ANTIGO FÓRUM

Questionado como fica a eventual reforma do antigo Fórum diante da devolução de recursos que estavam sendo economizados pelo Legislativo, Rauber revela que as conversas estão adiantadas no sentido de haver novidades nos próximos dias. “Conversei com o deputado Elio Rusch e com o Marcel Micheletto (secretário de Estado da Administração e Previdência). Deve ser encaminhado à Assembleia o projeto para devolver o imóvel ao município. Está em uma fase bem avançada”, revela.

Aliás, na opinião do presidente da Câmara rondonense, o município não deveria sequer ter cedido uma área para construção do novo Fórum sem antes ter de volta o antigo imóvel. “Se fosse eu que estivesse comandando esse assunto, teria arrumado a nova área mediante a devolução da antiga. Mas isso é coisa do passado e agora estamos trabalhando com a expectativa muito grande de que nas próximas semanas deve ocorrer a devolução da área ao município”, expôs.

 

PRÓXIMOS PASSOS

Sendo formalizada a devolução do imóvel, em seguida será preciso elaborar o projeto para reforma total da área, etapa que deve levar em torno de seis meses. Conforme Pedro Rauber, a equipe de engenharia da prefeitura, inclusive, já possui um esboço do projeto para reforma.

“A expectativa é que no ano que vem entramos no nosso prédio novo. Esse impasse que vem se arrastando há tantos anos deve ser resolvido. O prefeito (Marcio Rauber) também está empenhado junto ao deputado Elio e ao secretário Micheletto”, informa o vereador-presidente, que acrescenta: “Não é justo que todos os municípios do Oeste do Paraná que conheço tenham seu prédio próprio. Não tem sentido Marechal Cândido Rondon, com mais de 50 mil habitantes, não ter. Já no meu tempo, quando fui presidente lá atrás (em 1989), desafetamos a rua ao fundo do antigo Fórum e parte da Praça Willy Barth para edificar ali a Câmara. Houve promessas do prefeito na época, mas não realizadas. Não vamos passar dessa legislatura sem termos nosso prédio. De jeito algum”, garante.

Antigo Fórum, localizado ao lado da prefeitura e na região central da cidade, está desocupado e em estado de abandono há quatro anos (Foto: Arquivo/OP)

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente