Fale com a gente

Poder Legislativo Trânsito

Pohl quer que Dnit invista mais na sinalização no trecho urbano da BR-163

Publicado

em

Foto: Cristiano Viteck

 

Requerimento de autoria do vereador Ronaldo Pohl foi aprovado nesta segunda-feira (25), pela Câmara de Marechal Cândido Rondon. Ele requer ao Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) que invista mais em sinalização vertical e horizontal na BR-163, especificamente no trecho que percorre a zona urbana da cidade.

Desde que a obra foi inaugurada, há cerca de cinco anos, poucos investimentos foram realizados em sinalização, o que preocupa os munícipes, especialmente os que utilizam as vias marginais da BR-163.

Segundo Pohl, um dos pontos que carece de atenção do DNIT são os acessos às passarelas. “Seria importante efetuar uma nova pintura de sinalização horizontal, além de instalar novas placas de sinalização vertical, fazendo com que motoristas e motociclistas trafeguem mais atentos e em menor velocidade, o que consequentemente ampliará a segurança de centenas de pedestres e ciclistas”, afirma.

Outro requerimento de Pohl é para que a Prefeitura informe o Poder Legislativo sobre o número de associações e entidades cadastradas no Município e que estão em atividade. Além de cópia da lista com os nomes das entidades, o vereador solicita que seja informado quais são incentivos que elas recebem e por quais secretarias municipais.

Já em indicação, Pohl sugere à Secretaria Municipal de Educação que promova ampla campanha de esclarecimento e orientação às crianças da rede municipal de ensino, em razão da reaparição da boneca Momo em vídeos na internet.

O vereador relata que, em agosto do ano passado, muita gente conheceu a aparência da boneca Momo: rosto pálido, cadavérico e com traços femininos, olhos esbugalhados, sorriso assustador, cabelos pretos e corpo de pássaro.

“A figura surgiu em inúmeros perfis de WhatsApp com supostas previsões assustadoras. Agora, a boneca ressurgiu em vídeos infantis populares na plataforma do YouTube, interrompendo as imagens e instruindo os pequenos a cometerem atos de automutilação e até suicídio.  E o diálogo, mais uma vez, se impõe como uma das armas de combate aos desafios virtuais, motivo pelo qual é apresentada a presente Indicação”, justifica.

Ainda por meio de indicação, esta assinada em conjunto com Nilson Hachmann, Pohl sugere à Secretaria Municipal de Agricultura e Política Ambiental a implantação de amplo programa de incentivo ao plantio de árvores na cidade.

O objetivo é aumentar a sombra das árvores para refrescar as ruas e os estacionamentos; reduzir a erosão do solo e a contaminação da água; entre outros benefícios ambientais. Estima-se que, onde há boa arborização, é possível reduzir os gastos com ar-condicionado em até 20%.

“As árvores são um meio de refrigeração natural; servem de refúgio e proporcionam sombra para proteger do calor do verão. Além disso, as árvores dão beleza e harmonia a qualquer comunidade”, avaliam.

 

Com assessoria

Copyright © 2017 O Presente